Sombra que vale ouro: população recorre às praças para aliviar o calor
Ingestão de água de coco, sorvete e piscina também estão na lista para minimizar o tempo quente
O verão mal chegou, mas a população de Campo Grande já sente os efeitos na pele. Com tempo quente e umidade baixa, o que não falta são estratégias baratas para aliviar a sensação térmica. A estação começa oficialmente a partir das 18h desta quinta-feira (22). No Centro, o remédio para amenizar a temperatura são as sombras dispostas na Praça Ary Coelho, no coração da Capital sul-mato-grossense.
Luana Santos, de 39 anos, tem um comércio próximo à praça e sempre vai até o local para tomar água de coco com a filha de 1 ano e 3 meses. “A Maria Clara já é freguesa do seu Zé, ela ama água de coco, acho que porque tomei muito na gravidez. Como o meu comércio é aqui perto, sempre passo no começo da manhã e final da tarde para tomar ar com a bebe”, comentou.
Para ela o verão é maravilhoso, mas exige cuidados redobrados. “Nesses dias de calor e compras é bom tomar água de coco e abusar do protetor solar. Eu gosto, porque o sol é uma coisa maravilhosa, nós só temos que se prevenir e se cuidar”, finalizou.
Nildo Fael, de 82 anos, também está atento à hidratação no período mais quente do ano. Para minimizar o calor ele aposta na boa e velha água, sorvete e sombra. "Para superar esse calor o melhor é sempre beber água, mas um sorvete também serve”, brincou.
O aposentado vê a Praça Ary Coelho como um refúgio contra a exposição excessiva do sol em horários com maior incidência dos raios.
“A praça alivia bastante o calor pro pessoal pegar uma sombra enquanto espera o ônibus nos dias de compra. Tem mais sol que sombra aqui então ajuda muito. Uma sombra vale ouro, pode estar o calor que for, você entra na sombra e vem um fresquinho”, comentou.
Talita Castro, de 31 anos, foi até o centro da cidade resolver algumas pendências de trabalhos e aproveitou para levar a filha de 4 anos na praça. “Nesses dias quentes, seja pra fazer comprar ou outras coisa eu abuso do protetor solar, uma boa opção são os parques abertos como a praça”, revelou.
A supervisora de vendas mora no Bairro Moreninhas e frequenta o Parque Jacques da Luz. “No meu caso, como moro longe, levo ele sempre no Jacques da Luz e na praça perto da UPA, porque dentro da minha casa é bem quente, só conseguimos dormir com ar condicionado”, disse.
Para a mãe a estação promete ser muito quente. ”Agora para dias mais quentes é encher piscina, ir para clubes, alugar espaços com piscina e o mais importante, aumentar o consumo de água e usar o protetor solar”, concluiu.