ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  04    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

STF remarca para agosto julgamento sobre descriminalização de drogas

Processo sobre o tema deveria ter sido julgado no mês passado

André Richter, da Agência Brasil | 04/07/2023 20:16
Estátua da Justiça, que fica em frente ao prédio do STF em Brasília. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Estátua da Justiça, que fica em frente ao prédio do STF em Brasília. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

STF (Supremo Tribunal Federal) remarcou para 2 de agosto o julgamento que trata da possível descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal.Campo Grande News - Conteúdo de VerdadeCampo Grande News - Conteúdo de Verdade

O processo sobre o assunto deveria ter sido julgado em junho deste ano, mas foi adiado em função das sessões destinadas ao julgamento do ex-presidente Fernando Collor.

A descriminalização começou ser analisada em 2015, mas o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

O caso trata da posse e do porte de drogas para consumo pessoal, infração penal de baixa gravidade que consta no Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006). As penas previstas são advertência sobre os efeitos das drogas, serviços comunitários e medida educativa de comparecimento a programa ou curso sobre uso de drogas.

Até o momento, três ministros – Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes – votaram, todos a favor de algum tipo de descriminalização da posse de drogas.

O recurso sobre o assunto tem repercussão geral reconhecida, devendo servir de parâmetro para todo o Judiciário brasileiro.

Nos siga no Google Notícias