Uma triste marca: Mato Grosso do Sul atinge 10 mil mortes causadas por covid
Com 12 novos óbitos, Estado chega a número relevante de perdas em quase dois anos de pandemia
Mato Grosso do Sul bateu nesta terça-feira (8), 10.003 óbitos de coronavírus. A marca atingida após dois anos de pandemia foi batida com 12 novos óbitos registrados no último boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
Desde março de 2020, foram 445.638 sul-mato-grossenses positivos para a doença. O dado mais recente aponta que 435 pacientes permanecem internados no Estado, sendo 266 em leitos clínicos e outros 169 em situação mais crítica, precisando de suporte da UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O destaque fica por conta da taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrico. Dos cinco disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde), todos estão ocupados. Ao todo, 12 crianças estão internadas com necessidade de cuidados de alta complexidade, o que equivale a 260% de ocupação.
Elas precisam de atendimento e estão sendo colocadas em locais improvisados para conseguir superar a doença. Já o leito adulto segue com 92% da taxa de ocupação.
Influenza - A SES também confirmou mais um óbito referente a gripe H3N2. Trata-se de uma mulher de 83 anos, residente em Ponta Porã que tinha diabetes. Em todo o Estado, seguem internados para o tratamento da doença 420 pacientes.