ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

União reconhece emergência por fogo em 12 cidades de MS

Corumbá, que enfrenta incêndios no Pantanal, é uma delas

Por Cassia Modena | 27/06/2024 07:08
Brigadistas apagam focos de incêndio no Pantanal de Corumbá (Foto: Alex Machado)
Brigadistas apagam focos de incêndio no Pantanal de Corumbá (Foto: Alex Machado)

Portaria da União reconhece, a partir de hoje (27), situação de emergência causada por incêndios florestais em 12 cidades de Mato Grosso do Sul. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

Os municípios são: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Douradina, Dourados, Naviraí, Nioaque, Porto Murtinho e Sidrolândia.

Como acompanha o Campo Grande News, o fogo é mais intenso neste momento em Corumbá, Naviraí e Porto Murtinho. Corpo de Bombeiros e brigadistas do Ibama (Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ), além dos de organizações não estatais, estão nas áreas de mata tentando impedir o avanço das chamas.

Em Corumbá, a área queimada já supera o tamanho de cinco cidades de Campo Grande, conforme dados do Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O reconhecimento da situação de emergência permite que o Governo Federal envie recursos para o Estado de Mato Grosso do Sul reforçar o combate ao fogo. De acordo com anúncio feito ontem (27), R$ 100 milhões serão liberados para o e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) atuarem nas regiões afetadas.

Decreto estadual - Nesta segunda-feira (24), o governo estadual decretou emergência nos municípios atingidos pelos incêndios florestais, mas sem citar quais.

O decreto facilita o acesso a recursos extraordinários para enfrentar a situação, inclusive os que vierem da União.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias