ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

"Voucher transportador" passa a oferecer 2 mil vagas para motoristas

Programa garante troca de categoria D para E de forma gratuita e agora Semadesc aumentou o número de vagas

Por Jéssica Fernandes | 30/07/2024 08:53
Carretas estacionadas em posto de combustível da Capital. (Foto: Bruno Rezende)
Carretas estacionadas em posto de combustível da Capital. (Foto: Bruno Rezende)

O número de vagas oferecidas pelo programa “Voucher Transportador” passou de mil para dois mil no Estado. A decisão é da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) que publicou nesta terça-feira (30) a resolução.

A resolução consta no DOE (Diário Oficial do Estado) e também estabelece que a distribuição de vagas adicionais por município será feita seguindo a demanda identificada pelo Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Após esse processo, a Semadesc deverá aprovar a forma como será feita a distribuição.

O Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus, o “Voucher Transportador”, foi instituído em 2023 pelo Governo do Estado. No mês passado, 7.3 mil motoristas inscritos no processo seletivo foram convocados para dar início ao processo.

A iniciativa garante qualificação gratuita da carteira D para E e isenção de taxas no Detran (Departamento Estadual de Trânsito de MS) para motoristas de carga e ônibus. Em parceria com o sistema “S”  pelo Sest Senat, os condutores são capacitados para atender o setor de transportes que tem vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Em dezembro de 2023, na primeira etapa, foram abertas 660 vagas, sendo 410 para candidatos classificados de Campo Grande, 100 para Três Lagoas, 40 em Dourados, 50 para Ribas do Rio Pardo, além de Corumbá (20), Chapadão (20) e São Gabriel do Oeste (20). Nesse período, o programa recebeu 7.339 inscrições.

Quem pode participar do programa -

  • Ter, no mínimo, 21 anos completos na data da inscrição.
  • Ter CNH em situação válida na categoria B há pelo menos 24 meses ou C há pelo menos 12 meses ou D há pelo menos 12 meses
  •  Condições regulares para participação no processo de mudança de categoria, conforme determina o Contran e os órgãos de trânsito locais.
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

No site do Senat consta que foi realizada a sexta convocação dos motoristas inscritos no programa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias