Agetran substitui rotatória por semáforo em cruzamento da Rua da Divisão
Em anos anteriores, intervenções semelhantes foram feitas nas avenidas Costa e Silva e Mato Grosso
Depois de realizar intervenções nas rotatórias das avenidas Costa e Silva e Mato Grosso para evitar os congestionamentos, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) utilizou estratégia semelhante ao substituir a calçada para orientação de veículos por semáforo no cruzamento das ruas Da Divisão com Eva Peron, no Bairro Granja São Luiz. O trecho dá acesso à Avenida Guaicurus, importante via da região sul de Campo Grande.
Equipes da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos) já realizaram a substituição. Conforme o diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, o semáforo foi ativado no final da tarde desta quinta-feira.
Conforme técnicos da agência, a troca da rotatória pelo aparelho foi a alternativa encontrada para garantir segurança ao trânsito no local, onde foram registrados acidentes e congestionamentos pontuais, principalmente no início da manhã e final da tarde, horários de grande fluxo de veículos.
Como as vias são estreitas para comportar o tráfego em mão dupla, os ônibus do transporte coletivo enfrentam dificuldades para contornar a rotatória.
A Rua da Divisão atravessa vários bairros servindo de acesso a conjuntos habitacionais como Aero Rancho e Parati. A Rua Eva Peron se conecta com a Rua Ana Luiza de Souza, principal corredor dos bairros que ficam próximo ao Bairro Pioneiros.
Outras intervenções – Em 2017, estudos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e da Agetran apontaram intervenções semafóricas como medida viável para solucionar problemas de congestionamento no cruzamento das avenidas Mato Grosso com a Nelly Martins (Via Parque). Inicialmente, os motoristas estranham a combinação, porém, a melhora no fluxo de trânsito da região foi de 80%. O investimento foi de R$ 1,6 milhão.
Em 2018, foi a vez da rotatória no cruzamento das avenidas Costa e Silva, Gury Marques e Interlagos, na região da Vila Progresso. As intervenções semafóricas para dar melhor fluidez ao trânsito custaram cerca de R$ 1 milhão.