Assustados, moradores filmam redemoinho que destelhou casas no Jardim Noroeste
Vento forte com poeira provocou susto e prejuízo em Campo Grande
Cerca de 5 famílias do loteamento Aguadinha, no bairro Noroeste, em Campo Grande, tiveram as casas destelhadas por conta do vento forte que atingiu a região no início da tarde desta segunda-feira (14). Segundo os moradores, foram necessário poucos minutos para que telhas e objetos voassem.
Fabiana Cristina de Souza, 36 anos, que mora no local há 4 meses, diz que por pouco, não teve a casa atingida pelo redemoinho de terra que se formou, mas a sogra que fica ao lado já não teve a mesma sorte.
“A gente só viu se aproximando e a telha voando. A fiação que puxamos de energia também foi levada, estourou”, explicou Fabiana
O redemoinho teria começado na mata e depois seguido paras as casas. Moradores registram em vídeo o momento que residências são atingidas pela forte ventania. Uma tampa de panela ficou torta após a passagem da corrente de vento. Foi preciso uma força-tarefa por parte de algumas famílias para a situação não ser pior.
“Tivemos que segurar a lona com a telha. Meu marido segurando de um lado e eu segurando do outro. Por isso, conseguimos deixar tudo em cima”, relatou Geovana Ojeda, de 25 anos, que também faz parte do loteamento.
Conforme informações do meteorologista Natálio Abrãao, o principal fator causador desse tipo de redemoinho de poeira é a diferença de temperatura entre dois pontos: Um local que está muito quente, atingido pelo sol, e outro mais frio, a sombra. “Não há nada de anormal nessa ação, principalmente nessa época de altas de temperatura”, afirmou.
Há alguns meses no loteamento, as famílias sofrem e muito com ações da natureza e humanas. “Semana passada teve um incêndio aqui do lado, na vegetação, e agora as casas destelhadas”, comentou Geovana sobre a rajada de vento que passou pela cada dela hoje.