Bolívia e Paraguai querem integrar pacto entre estados liderado por MS

Países que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia querem integrar o pacto de integração entre estados para assuntos de segurança pública que o estado vem assinando com seus vizinhos.
Durante reunião ocorrida na última segunda-feira (20), em que Mato Grosso do Sul e Mato Grosso assinaram pacto para abertura integral dos arquivos de inteligência policial entre os dois estados, foi discutida a integração dos dois países em futuros encontros dos secretários de segurança pública.
“Nós já temos um diálogo muito positivo com a Bolívia. O objetivo é ampliar essas conversas e incluir eles nas nossas agendas”, disse o secretário da Segurança Pública de Mato Grosso, Rogers Elizandro Jarbas.
Conforme o Campo Grande News apurou, o contato do Paraguai estaria sendo feito por Mato Grosso do Sul. Desde a posse do coronel Waldir Ribeiro Acosta ao posto de comandante-geral da PM que líderes da segurança paraguaia procuram a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) para tratar do assunto.
Na ocasião, as autoridades paraguaias queriam mais informações sobre o trabalho integrado dos estados e o pedido por uma atuação maior das Forças Armadas na fronteira.
“Nosso diálogo é o melhor possível. Logo, eu e Jarbas marcaremos uma reunião com eles para tratar da questão”, disse o chefe da pasta sul-mato-grossense, José Carlos Barbosa.
Antes de explanar internacionalmente, contudo, a Sejusp precisa traçar as parcerias com outros estados. Depois do intercâmbio com Mato Grosso e ação conjunta com Minas Gerais, o Governo Estadual quer fechar de vez a aliança com o Paraná, presente na primeira reunião feita, em 26 de janeiro, e se aproximar de São Paulo e Goiás.