ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Bueiros entupidos de sujeira e lixo viram vilões após chuvas

Existem casos até de gordura transbordando pela boca de lobo e voltando para dentro das casas

Izabela Cavalcanti e Mariely Barros | 27/02/2023 11:18
Bueiro entupido na Rua Itápolis, no bairro Antonio Vendas (Foto: Henrique Kawaminami)
Bueiro entupido na Rua Itápolis, no bairro Antonio Vendas (Foto: Henrique Kawaminami)

As fortes chuvas, além de causar estragos pela cidade, também trazem como consequência bueiros cheios de sujeiras e transbordando de gordura. Garrafas, folhas, pedras e acúmulo de lama são facilmente vistos nas bocas de lobo espalhadas por Campo Grande.

Na Rua da Flauta, esquina com a Rua Acordeon, no Bairro Tiradentes, os moradores tiveram que aguentar a água do esgoto voltando para dentro de suas casas, na noite de domingo (26). Além disso, a rua também ficou alagada, deixando veículos ilhados.

O caso aconteceu com a dona de casa Paula Helena Pereira, de 42 anos. “Eu construí um degrau na porta para evitar que a água entre, só que ontem voltou muita água do esgoto e alagou minha casa. Os vizinhos que levantaram o bueiro, mas já foi limpo antes pelo mesmo problema. Vive cheio de gordura. Até agora estou lavando as roupas que molharam com a água de esgoto dentro de casa. Um cheiro podre, horrível, depois ainda fica os ratos e as baratas. Podre, podre”, lamenta.

Em relação às chuvas, Paula comenta que tudo fica alagado. “Aqui quando chove ninguém sai, ninguém entra. A água da rua vira uma poça e entra tudo para dentro das nossas casas. Já perdi até geladeira e outros móveis. Aqui nem passa carro durante a chuva. Minha mãe é deficiente e tenho minhas filhas é complicado para a gente”, pontua.

Na mesma rua mora a motorista de aplicativo Deise Diniz. Segundo ela, os vizinhos precisaram abrir a tampa para tentar evitar que a água com gordura voltasse dentro de casa.

“Choveu ontem e muito. Estávamos dentro de casa, eu até estava dormindo, meu cunhado saiu para fora e viu os carros na água. Ergueram a tampa porque não tinha o que fazer”, disse. Ainda de acordo com ela, acabou entrando água dentro do seu carro e do cunhado.

Bueiro que transbordou com gordura na Rua da Flauta, no Bairro Tiradentes (Foto: Henrique Kawaminami)
Bueiro que transbordou com gordura na Rua da Flauta, no Bairro Tiradentes (Foto: Henrique Kawaminami)

Na Rua Itápolis esquina com a Rua José de Freitas Guimarães, Bairro Antonio Vendas, tem duas bocas de lobo sujas, com calota de carro, garrafas, vários galhos e areia. Situação que torna imperceptível o bueiro.

Autônoma, de 24 anos, que preferiu não se identificar, disse que nunca percebeu o bueiro naquela região. “Nunca percebi, mas sempre que chove a rua fica alagada, mas acredito que seja por conta dessa sujeira. Quando chove fica cheio de água, acredito que está entupido. É tanto lixo que não dá pra perceber que tem bueiro”, comenta.

Na Rua Almerindo Azevedo esquina com a Rua Carlos Gardel, Bairro Jardim das Perdizes, a situação também foi crítica. Parte do bueiro desabou e está aberto.

Segundo o aposentado Valdeli Rocha, de 55 anos, a situação é recorrente. “Moro aqui há mais de 10 anos. Sempre foi essa situação, abre, a prefeitura vem e fecha. A prefeitura já veio várias vezes limpar essa área aqui, mas no final, os moradores jogam muito lixo. Na chuva esse bueiro abre mesmo dos lados”, explica.

Parte do bueiro desaba na Rua Almerindo Azevedo, Jardim das Perdizes (Foto: Henrique Kawaminami)
Parte do bueiro desaba na Rua Almerindo Azevedo, Jardim das Perdizes (Foto: Henrique Kawaminami)

A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), bem como a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), disseram que estão sendo feitos levantamentos sobre as consequências da chuva desde ontem (26) para identificar os pontos de necessidades.

Nos siga no Google Notícias