ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campanha de vacinação contra gripe atingiu menos de 8% do público

Idosos de 60 anos ou mais são maiores imunizados, seguido de professores e puérperas

Natália Olliver | 15/04/2023 09:28
Campanha da vacina contra a gripe começou na dia 3 de abril na Capital (Foto: Henrique Kawaminami) 
Campanha da vacina contra a gripe começou na dia 3 de abril na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) atingiu 7,64% do público-alvo em Campo Grande, o que corresponde a 25,8 mil pessoas imunizadas. A ação, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, começou dia 10 de abril no País, porém, Mato Grosso do Sul antecipou para o dia 3, após ter recebido 188 mil doses do imunizante. A expectativa é que até o final do ano o Estado receba mais 1 milhão de doses.

O número foi divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Em Campo Grande, o objetivo é vacinar, no mínimo, 90% do público, ou seja 300 mil pessoas. Por hora, a campanha é destinada apenas para o grupo estabelecido como prioritários pelo Ministério da Saúde: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, trabalhadores da saúde, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e de salvamento.

Também estão no grupo prioritário trabalhadores da educação, do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, pessoas com comorbidade, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativa.

De acordo com o relatório disponibilizado pelo Serviço de Imunização da Sesau, a maior procura foi entre os idosos de 60 anos ou mais. Até o momento, 17,3 mil pessoas pertencentes a este público foram vacinadas, ou 12,84% do quantitativo populacional estimado em 134,7 mil pessoas.

Em segundo lugar na lista, aparecem os professores do Ensino Básico e Superior, com 8,86% da cobertura vacinal, seguido das Puérperas, 7,89%, e os Trabalhadores da Saúde 6,91%. Entre as crianças, apenas 3,2 mil foram vacinadas, ou seja, 4,67% do público estimado de 69,8 mil pessoas.

Dr. Sandro Benites, secretário municipal de Saúde, reforçou a importância das pessoas buscarem as unidades de saúde para se imunizarem e pediu atenção às crianças, idosos e pessoas com comorbidades. “É importante lembrar que estamos passando por um surto de doenças respiratórias, o que reforça ainda mais a importância de manter a vacina em dia”.

Campanha anterior - Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação. A Sesau informou que na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos.

O imunizante está disponível pelo SUS em todas as unidades de saúde da Capital e protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Plantão de Vacinação - Neste sábado (15), cinco unidades de saúde estarão abertas para a vacinação: UBS 26 de Agosto, UBS Dona Neta, USF Moreninha, USF Silvia Regina e USF Noroeste. O atendimento acontece de 7h30 às 17h, sem intervalo para almoço.

Nos siga no Google Notícias