Campanha nas escolas vai orientar 9 mil alunos sobre riscos da obesidade
Cerca de nove mil alunos de 10 escolas públicas de Campo Grande devem participar da 1º Semana de Mobilização Saúde na Escola, que começou hoje (5) e termina na próxima sexta-feira (9).
A campanha, com apoio dos Ministérios da Saúde e da Educação, deve acontecer anualmente e tem como tema, nesta primeira edição, a obesidade entre crianças e adolescentes.
De acordo com a Gerente Técnica do Programa do Adolescente, Eliane Espíndola, a iniciativa surgiu depois de estudos apontarem que a obesidade, nesta faixa etária, aumenta a cada ano.
Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.
Ação - Os profissionais da Estratégia Saúde da Família vão pesar, medir a altura e calcular o índice de massa corpórea (IMC) de cada aluno. Aqueles que estiverem acima do peso devem ser encaminhados à uma unidade básica de Saúde.
As famílias também serão alertadas sobre a importância das boas condições de saúde para a melhoria no desenvolvimento pleno da criança/adolescente tanto na escola como na formação da cidadania.
Durante a semana, serão feitas atividades educativas sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis, considerando os alimentos regionais; atividades com temas da saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais no cotidiano da escola.
As equipes também irão falar sobre os riscos e danos causados do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; diversidade sexual, bullying, homofobia, discriminação e preconceito no cotidiano da escola.
As escolas que aderiram ao projeto são: Hécules Maymone; Ione Catarina; Antônio Delfino; Sebastião Santana de Oliveira; Leire Pimentel; Valdete Rosa; Tomaz Ghirardelli; Elisio Ramirez; Carlos Vilhanva Cristaldo e Nelson de Souza Pinheiro.