Caravana da Saúde realiza 1,8 mil procedimentos no 1º dia de atividades
Focado em procedimentos oftalmológicos, esforço de saúde no HR teve 460 consulta e agendamento de 340 cirurgias
Dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que, no primeiro dia da nova etapa da Caravana da Saúde em Campo Grande, mais de 1,8 mil procedimentos –entre consultas e exames– foram realizados no Hospital Regional Rosa Pedrossian, voltados apenas para a especialidade oftalmológica. Também foram agendadas 340 cirurgias.
A expectativa é de que, até 5 de julho, data de seu encerramento, sejam realizadas pelo menos duas mil cirurgias, 8 mil consultas e 24 mil exames. A estrutura montada no estacionamento do HR sediou nesta segunda-feira (17) mais de 460 consultas, nas quais os pacientes foram submetidos a diversos exames –triplicando assim o número de procedimentos.
“Me ligaram para que eu viesse aqui, graças a Deus. Eu só tenho 20% de uma das vistas e a outra eu já não enxergo mais. Eu estava na fila do São Julião, mas o atendimento ainda seria no fim de julho ou agosto”, disse a aposentada Maria Odilza de Carvalho, 72. Maria Ruth, filha da paciente, revelou preocupação com o fato de a mãe ser diabética.
As cirurgias a serem realizadas serão para correção de catarata, yag laser, pterígio (membrana sobre o olho) e vitrectomia.