Com 32 mil crianças, apenas 13 completaram esquema vacinal contra covid-19
Público-alvo da campanha de imunização não compareceu aos postos de saúde desde novembro do ano passado
A Prefeitura de Campo Grande ascendeu a luz vermelha para a mobilização dos pais e responsáveis das crianças de 6 meses a 2 anos. Este público-alvo da campanha de imunização contra a covid-19 representa 32 mil crianças em Campo Grande, que não tem comparecido e completado o esquema vacinação, mesmo com as doses disponíveis desde 12 de novembro do ano passado.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Veruska Lahdo, apenas 660 crianças tomaram a primeira dose, 280 a segunda e 13 concluíram o esquema vacinal com a terceira vacina.
“É preocupante demais esses números. Lembrando que é necessário estar dentro do prazo do esquema vacinal para que a vacina seja eficaz. Como começamos em novembro, quem seguiu o ciclo certinho já completou todas as doses”, explica.
A pasta acredita que os pais não estão se atentando aos casos de morte e sequelas causadas pela doença. “O Índice muito baixo, considerando o número de crianças na Capital. A gente acredita que a procura esteja extremamente baixa pelo fato dos pais não terem muito medo em relação à gravidade da pandemia ou do agravo dessa doença para essas crianças, ou por acreditarem que há risco de reações adversas a vacina, ou que quem teve covid não precisa vacinar, que a imunidade natural é a maior proteção da vacina. E infelizmente essas teorias acabam prejudicando o índice de vacinação na Capital”.
Seguir o esquema vacinal é fundamental para a eficácia da vacina. De 6 meses a 2 anos, são três doses. Elas previnem doenças, estimulam produção de anticorpos de vírus e bactérias, causador de doenças graves, ou seja, induz a proteção antes de qualquer ameaça para o organismo. Todas são seguras e passaram pelos protocolos da Anvisa e outros organismos internacionais", justificou Veruska.
Vacine-se - A vacinação segue disponível para crianças de 6 meses a menores de 1 ano sem comorbidades, crianças de 1 a 2 anos com comorbidades e pessoas de 3 anos ou mais, bem como aquelas que precisam tomar as doses de reforço.
As doses de reforço devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público, seguindo um intervalo de 28 dias a quatro meses, conforme calendário preestabelecido pela Sesau.
A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais, vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses.
Caso haja dúvida sobre a data para aplicação do reforço basta acessar a carteirinha digital disponível no site: vacina.campogrande.ms.gov.br.
Durante a semana, a vacinação e os testes para detecção da covid-19 são disponibilizados nas 74 unidades básicas e de saúde da família, seguindo cronograma da Sesau.