Com obra suspensa, caos em rotatória da Via Parque continua
A obra para instalação de semáforos na rotatória das avenidas Via Parque com a Mato Grosso continua suspensa pela Prefeitura de Campo Grande e o caos no local permanece. A intervenção possui recurso, desde junho do ano passado, de R$ 1,3 milhão.
Ponto de estrangulamento do trânsito e com 20 mil veículos por dia, a rotatória foi dimensionada para 600 veículos por hora, porém, é ponto de passagem para mais de mil carros por hora, o que leva a congestionamentos e dor de cabeça para os motoristas.
O sistema de semáforos deveria funcionar de acordo com o fluxo e minimizar os problemas no fluxo do trânsito principalmente nos horários de “pico”. O trânsito lento no local é a principal reclamação dos condutores.
Alessander Ferreira Varga, 36 anos, por exemplo, diz que leva cerca de 20 minutos para passar pelo local no sentido Parque dos Poderes – centro.
“Todo dia é isso. Pra eu cruzar esse trecho fico esse tempo todo. É complicado. Tenho que sair com antecedência de casa para poder pegar minhas filhas na saída da escola”, comentou.
Já o soldador Rubens Gonçalves, 67 anos, acredita que é necessário que haja uma intervenção urgente para acabar o problema do engarrafamento.
“Aqui é terrível. Principalmente às 13h e às 17h. Você passa ao menos dez minutos pra sair daqui. Eu acho que eles (Poder Público) precisa resolver esse problema o quanto antes. Instalar semáforo, fazer um viaduto, sei lá, só sei que assim tá muito complicado”, finalizou.
Projeto parado – O projeto hoje paralisado previa retirada da rotatória e instalação de oito semáforos, alças de acesso e trechos com conversão proibida como, por exemplo, no sentido Centro-Bairro onde o condutor teria que entrar à direita uma quadra antes para acessar a via Parque pela Rua Ingazeira e Antônio Maria Coelho.
O Campo Grande News tentou entrar em contato por telefone com a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Beth Felix, para saber se há algum prazo para retomar a obra de semaforização da referida rotatória, mas ela não atendeu às ligações.