Criança morre com sintomas de dengue hemorrágica
Hospital informou que foi colhida amostra de sangue para pesquisa de várias doenças
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) investiga a morte de uma menina de 3 anos por dengue hemorrágica. A criança foi atendida primeiro em UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Capital, mas morreu no HU (Hospital Universitário), na noite desta quinta-feira (30).
De acordo com o HU, a garotinha chegou intubada, em ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no início da tarde de ontem. O estado de saúde era considero gravíssimo.
Com o hospital lotado, a equipe médica começou a remanejar outra criança para a internação da menina, que estava na ala vermelha, mas em poucos minutos, a garotinha sofreu um parada cardíaca e hemorragia pelo duto. A paciente não respondeu às manobras de reanimação.
O HU informou ainda que foi colhida amostra de sangue para pesquisa de várias doenças, mas os laudos ainda não estão prontos. O corpo da menina foi levado para o Serviço de Verificação de Óbito e a Sesau notificada.
A superintendente em vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, Veruska Lahdo, explica que realmente a causa da morte ainda não foi confirmada, mas que a paciente tinha caso suspeito de dengue.
De acordo com a Sesau, 3.384 casos de dengue foram registrados no município entre 1º de janeiro a 25 de março de 2023. A epidemia de dengue em Campo Grande pode ser uma das piores da história da Capital se os números continuarem subindo de forma tão rápida e superar os números de 2019, quando 44 mil pessoas tiveram a doença.