ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS

Parlamentar estava preso em Brasília e ficará no Presídio Federal de Campo Grande

Por Gabriel Neris e Antonio Bispo | 27/03/2024 10:51
Chiquinho Brazão escoltado ao descer de aeronave na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
Chiquinho Brazão escoltado ao descer de aeronave na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)

Pousou exatamente às 10h41 desta quarta-feira no Aeroporto Internacional de Campo Grande a aeronave que trouxe o deputado federal Chiquinho Brazão (expulso do União Brasil), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em março de 2018, no Rio de Janeiro.

A transferência para Mato Grosso do Sul contou com forte aparato de policiais. Equipes da Polícia Penal Federal já estavam há mais de uma hora próximos à pista do aeroporto aguardando a aeronave da Polícia Federal cedida ao Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), do Ministério da Justiça. Cerca de dez agentes e quatro viaturas foram mobilizados para a operação. Uma viatura da Polícia Militar também foi destacada.

O deputado foi preso no domingo durante operação da Polícia Federal junto ao irmão, o conselheiro do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Rio de Janeiro), Domingos Brazão. Os dois são apontados como mandantes da morte da parlamentar. Também está preso o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, o delegado Rivaldo Barbosa, apontado pela investigação por ter arquitetado o crime.

Chiquinho Brazão estava preso em Brasília e está sendo transferido para o Presídio Federal de Campo Grande, onde também está Ronnie Lessa, autor dos disparos que mataram Marielle Franco. Lessa fez delação premiada indicando os mandantes do crime. Com o acordo, ele deve ser transferido para o Rio de Janeiro.

Domingos Brazão veio com Chiquinho na mesma aeronave, porém, seguirá para Porto Velho (RO) em outro jatinho, onde ficará preso também no presídio federal.

A Operação Murder, Inc. foi deflagrada pela PGR (Procuradoria-Geral da República), pelo MPF-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e pela PF (Polícia Federal). O caso era investigado pela PF desde fevereiro do ano passado depois de cinco anos de incertezas.

As prisões deste domingo são tratadas na PF como uma grande conquista, já que o caso havia sido terminado sem chegar aos mandantes. No início do ano passado, primeiros meses do governo Lula, o novo superintendente da polícia no Rio reabriu a apuração, desta vez em âmbito federal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias