Em central de matrícula lotada, secretário distribui bala para acalmar ânimos
Site e telefones não estão funcionando para efetivar matrículas de alunos da Rede Municipal
A semana começou com pessoas lotando prédios da Prefeitura de Campo Grande para pagar IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e taxas relacionadas às casas populares, e segue com mais um espaço municipal cheio de gente nesta quinta-feira (11): a central de matrículas.
A lotação de pais no local ocorre porque o site em que a matrícula de novos alunos pode ser feita digitalmente não está efetivando o pedido, segundo a motorista de aplicativo Patrícia Siqueira, que aguarda atendimento na central. Além disso, os telefonemas não são atendidos.
"Acho que os telefones estão fora do gancho. Não dá para matricular nossos filhos nem por ligação nem pelo site, então todo mundo veio para cá. Está um caos, tem mais de cem pessoas na fila para serem atendidas antes de mim", conta.
Balinha - Para piorar a situação, não há ventilação na central de matrículas, relata também Patrícia. Nem aparelhos de ar-condicionado, nem ventiladores estão funcionando. "Muito calor, tem muita criança chorando, está terrível", diz.
O secretário de Educação de Campo Grande, Lucas Bitencourt, é quem primeiro aparece no vídeo acima. Ele distribui balas, na tentativa de acalmar os ânimos dos que esperam. Patrícia é quem responde que não quer bala, e sim uma vaga em escola para a filha. A menina tem 4 anos.
A tosadora de pets Márcia André da Silva foi uma das dezenas de mães que desistiu de esperar. “Estava no trabalho e vim porque não consegui acessar o site. Mas, pela senha que peguei, me falaram que vou sair daqui só 17h. Vou voltar amanhã de madrugada porque me disseram que 6h da manhã a fila já está longa”, relata.
Lista de Emeis - A reportagem esteve no local e falou com Bitencourt. Ele explicou que o servidor web do site da matrícula "não aguentou" e que "o sistema está passando por oscilação". Equipes já foram acionadas para resolver o problema. "Como nossa parte já foi feita, eu deixei tudo para vir para cá acompanhar como está", justificou sobre a ida à central.
Em nota, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que a sobrecarga no site e nas linhas telefônicas se deve à publicação da listagem da designação de novos alunos para Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil) nesta quinta-feira.
"Devido a isso, em alguns momentos, o sistema pode sofrer instabilidade, mas logo volta ao normal. Aos pais que procuram a Central de Matrículas, a Secretaria está dando todo suporte necessário, sendo que o atendimento hoje começou às 6h15, para adiantar o processo", pontou.
Quanto à falta de ventilação no local, a pasta não se manifestou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.