ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Em mais um dia de fila no Bioparque, solidariedade garante amizade e distração

Teve quem pulasse da cama às 3h da manhã para chegar cedo e garantir uma das 600 senhas da manhã

Silvia Frias e Bruna Marques | 28/12/2022 07:27
Delma (vestido) e Elaine (branco) se juntaram na adversidade e fizeram amizade na frente do Bioparque. (Foto: Marcos Maluf)
Delma (vestido) e Elaine (branco) se juntaram na adversidade e fizeram amizade na frente do Bioparque. (Foto: Marcos Maluf)

A exemplo dos últimos dias, uma longa fila compõe o cenário em frente ao Bioparque Pantanal, em Campo Grande. A informação da dificuldade para conseguir uma senha fez a pensionista Delma Cardoso, 58 anos, pular da cama de madrugada e chegar às 4h30. Vai garantir a primeira senha e, precavida e solidária, até conquistou amizade na espera.

“Tentei agendar e não consegui, aí vim cedo para ser a primeira”, disse Delma, que mora no Aero Rancho. Por volta das 7h, ao olhar para trás, ela já podia ver a longa fila formada por pessoas que também chegaram cedo para garantir uma das 600 vagas disponíveis esta manhã.

Fila no entorno do Bioparque, o novo cenário dos últimos dias de dezembro. (Foto: Marcos Maluf)
Fila no entorno do Bioparque, o novo cenário dos últimos dias de dezembro. (Foto: Marcos Maluf)

Na fila, tem de tudo: adultos, crianças, adolescentes e idosos que se ajeitam como podem para esperar a abertura dos portões, às 8h. Estão sentados em cadeiras de praia, de plástico, no ponto de ônibus na Avenida Afonso Pena e embaixo das árvores para fugir do sol escaldante. Tem quem tenha jogado um pano no chão e se deitado. A temperatura logo cedo já bate os 27ºC.

Delma veio acompanhada do filho Augusto, de 22 anos, e se preparou. Trouxe garrafa de água e três banquinhos, um a mais para ajudar alguém que precisasse.

A ajuda foi dada logo atrás da fila. A segunda na espera é Elaine Cristina Fernandes de Oliveira, 39 anos, técnica de enfermagem. Ela mora em Santa Catarina há dois anos, mas é de Campo Grande e veio visitar a família, que reside no Bairro Amambai.

Cadeiras de praia foram usadas para aguentar espera. (Foto: Marcos Maluf)
Cadeiras de praia foram usadas para aguentar espera. (Foto: Marcos Maluf)

Elaine acordou às 3h20 e chegou às 4h35, acompanhada dos filhos Arthur, de 15 anos, e Eloá, 11 anos. Cinco minutos de diferença de Delma. A pensionista cedeu o banquinho extra e ganhou amiga. “Eu não trouxe nada, mas fiquei amiga da Delma e ela foi me cedendo as coisas, me emprestou cadeira e guarda-chuva”, disse. Um caixote foi encontrado no local e está sendo usado para os filhos se revezarem.

As duas estão ansiosas. “Já conversamos de tudo e a hora não passa”, disse Elaine. “A expectativa é grande, vai estar bem bonito, bom para tirar foto, quer ver os axolotes [salamandra]”. As novas amigas já combinaram que vão ajudar nos registros fotográficos uma da outra.

Teve quem improvisasse para se deitar até abertura dos portões. (Foto: Marcos Maluf)
Teve quem improvisasse para se deitar até abertura dos portões. (Foto: Marcos Maluf)

Delma tem outra preferência para ver no Bioparque. “Quero ver a Gaby, nunca vi uma sucuri de perto, com certeza vou aproveitar muito”, espera. Além da ansiedade, compartilham a expectativa. “Estamos mais empolgada que os filhos”, disse a pensionista.

Para elas, visitar o Bioparque é oportunidade de turistar por Campo Grande, mesmo que tenham que acordar cedo para não perder a senha. “É um incentivo ao turismo, a cidade não tem muitos pontos turísticos, isso é sensacional”.

A espera por senha no Bioparque tem causado longas filas, reclamação e confusão esta semana. Ontem, a administração teve que chamar a PM (Polícia Militar) para conter os insatisfeitos, que ficaram horas na espera e não conseguiram entrar.

Esta manhã serão distribuídas 600 senhas, segundo adminsitração. (Foto: Marcos Maluf)
Esta manhã serão distribuídas 600 senhas, segundo adminsitração. (Foto: Marcos Maluf)

Segundo a coordenadora do maior aquário de água doce do planeta, Maria Fernanda Balestieri, algumas pessoas começaram a insultar os funcionários, sacudir e chutar os portões, além de atirarem água nos trabalhadores que tentavam acalmar as pessoas.

Programação - De acordo com a direção, além do atendimento das pessoas com o passeio agendado, serão entregues 1,3 mil senhas nesta quarta-feira (28). Já na quinta-feira (29), serão mil, e deste total, 200 são oferecidas para turistas.

A direção ainda ressalta que pessoas com visita agendada para o dia 30 de dezembro podem entrar em contato com o setor de atendimento pelo WhatsApp: (67) 99217-8189.

Confira os dias e horários de entrega de senhas:

Quarta-feira - 28/12: 600 senhas (dessas, 100 para turistas) a partir das 8h e 700 (dessas, 100 para turistas), a partir das 13h30.

Quinta-feira - 29/12: 400 senhas (dessas, 100 para turistas), a partir das 8h e 600 (dessas, 100 para turistas), a partir das 13h30.

Nos siga no Google Notícias