ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Em poucas horas, posto de emissão do novo RG tem vagas esgotadas

O agendamento para o mês de fevereiro iniciou esta manhã e somente três locais têm todos os dias disponíveis

Por Geniffer Valeriano | 29/01/2024 06:29
Cidadã tenta acessar agendas de emissão do novo RG, mas sem sucesso. (Foto: Paulo Francis)
Cidadã tenta acessar agendas de emissão do novo RG, mas sem sucesso. (Foto: Paulo Francis)

Logo nas primeiras horas da abertura do agendamento para a emissão do novo RG, as vagas já haviam sido esgotadas em um dos postos de atendimento. Em outros dois, havia apenas alguns dias disponíveis. A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) realizou a abertura da agenda do mês de fevereiro nesta segunda-feira (29).

Conforme apurou o Campo Grande News, às 6h24 de hoje, dos seis locais disponíveis para agendamento, apenas três postos de identificação estavam com todos os dias disponíveis. Sendo eles, o posto de atendimento do Pátio Central, Fácil Aero Rancho e da Coronel Antonino.

No Fácil presente no Shopping Bosque dos Ipês, os agendamentos eram possíveis serem realizados a partir da segunda quinzena do mês, entre o dia 20 ao dia 29. Enquanto no Fácil Guaicurus havia vagas para todos os dias, com exceção dos dias 1º, 2, 12 e 13. No posto de identificação no shopping Marrakech, todos os dias haviam sido preenchidos.

Para consultar os locais e datas disponíveis, basta entrar no portal www.servicos.sejusp.ms.gov.br. Em todos os meses, os dias 12 e 13 não estão disponíveis, pois foi decretado como ponto facultativo pelo Governo do Estado.

Vale lembrar que no momento não há obrigatoriedade para a nova emissão. O RG antigo, emitido nos últimos 10 anos para cá, continuará valendo até 2032. Esta primeira via do RG digital é de graça, tanto para quem precisa renovar o documento quanto para quem está com o documento novo, mas ainda no modelo antigo. Caso a pessoa tenha que tirar outra via desse documento, aí entra a regra já em vigência, com cobrança de R$ 192,44.

O que muda - Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A nova carteira terá um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Outra alteração é para tornar o registro mais inclusivo e representativo. O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. Dessa forma, passará a adotar o nome ao qual a pessoa se declara no ato da emissão. A carteira de identidade também será impressa sem o campo referente ao sexo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias