ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Em poucas horas, posto de emissão do novo RG tem vagas esgotadas

O agendamento para o mês de fevereiro iniciou esta manhã e somente três locais têm todos os dias disponíveis

Por Geniffer Valeriano | 29/01/2024 06:29
Cidadã tenta acessar agendas de emissão do novo RG, mas sem sucesso. (Foto: Paulo Francis)
Cidadã tenta acessar agendas de emissão do novo RG, mas sem sucesso. (Foto: Paulo Francis)

Logo nas primeiras horas da abertura do agendamento para a emissão do novo RG, as vagas já haviam sido esgotadas em um dos postos de atendimento. Em outros dois, havia apenas alguns dias disponíveis. A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) realizou a abertura da agenda do mês de fevereiro nesta segunda-feira (29).

Conforme apurou o Campo Grande News, às 6h24 de hoje, dos seis locais disponíveis para agendamento, apenas três postos de identificação estavam com todos os dias disponíveis. Sendo eles, o posto de atendimento do Pátio Central, Fácil Aero Rancho e da Coronel Antonino.

No Fácil presente no Shopping Bosque dos Ipês, os agendamentos eram possíveis serem realizados a partir da segunda quinzena do mês, entre o dia 20 ao dia 29. Enquanto no Fácil Guaicurus havia vagas para todos os dias, com exceção dos dias 1º, 2, 12 e 13. No posto de identificação no shopping Marrakech, todos os dias haviam sido preenchidos.

Para consultar os locais e datas disponíveis, basta entrar no portal www.servicos.sejusp.ms.gov.br. Em todos os meses, os dias 12 e 13 não estão disponíveis, pois foi decretado como ponto facultativo pelo Governo do Estado.

Vale lembrar que no momento não há obrigatoriedade para a nova emissão. O RG antigo, emitido nos últimos 10 anos para cá, continuará valendo até 2032. Esta primeira via do RG digital é de graça, tanto para quem precisa renovar o documento quanto para quem está com o documento novo, mas ainda no modelo antigo. Caso a pessoa tenha que tirar outra via desse documento, aí entra a regra já em vigência, com cobrança de R$ 192,44.

O que muda - Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A nova carteira terá um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Outra alteração é para tornar o registro mais inclusivo e representativo. O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. Dessa forma, passará a adotar o nome ao qual a pessoa se declara no ato da emissão. A carteira de identidade também será impressa sem o campo referente ao sexo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias