Funcionários em greve do IFMS vão para as ruas protestar
Grupo de cerca de 50 funcionários do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) foram para as ruas nesta manhã protestar por melhorias no trabalho. Com faixas, cartazes e apitos, o grupo fez passeata na região central até chegar a sede do Instituto na avenida Afonso Pena.
Os funcionários estão em greve desde meados de junho no Estado, quando aderiram ao movimento nacional das instituições de ensino federais.
De acordo com um dos representantes da categoria, Eder Vilalba, o protesto desta manhã faz parte do calendário de mobilizações de todos os funcionários que estão em greve.
Entre as reivindicações, os funcionários pedem a equiparação dos salários, eleição para reitores e diretores e melhorias na estrutura dos prédios do Estado.
“Tem funcionário que pede transferência até pro Pará por conta do salário. A diferença chega até a R$ 1.500 mil”, exemplificou Eder, referindo-se a equiparação dos salários, já que hoje a remuneração é a mesma para os servidores, independente dos títulos que o profissionais possui.
Eder diz que o Governo Federal apresentou proposta de aumento gradativo pelos próximos 3 anos, mas que isso geraria perda de 12% em relação a inflação, e por isso os profissionais não aceitam a proposta.
Outra questão que os grevistas questionam é a instalação de novas unidades do IFMS nas cidades de Dourados, Jardim e Naviraí. Eder diz que essas cidades são pequenas e não apresentam demanda suficiente.