Guarda Civil registrou 67 ocorrências de furto e roubo de fios em 2023
Maioria dos crimes, 76,12% foram em vias urbanas; criminosos preferem agir durante a luz do dia
A GCM (Guarda Civil Metropolitana) divulgou o levantamento de ocorrências de roubo e furto de fios elétricos em Campo Grande. No período de 1 de janeiro a 16 de outubro deste ano, foram 67 registros do crime na Capital.
Destas abordagens, cinco suspeitos foram encaminhados para a delegacia. Ainda, segundo a GCM, 21 registros foram no período da manhã, 18 à tarde, 14 à noite e 14 de madrugada.
Também houve divulgação dos locais de maior incidência do crime. Do total, 76,12% das ocorrências foram registradas em via urbana, 7,46% em unidades de ensino, 7,46% em residências, 2,99% em repartições públicas e 5,97% em praças e parques.
Desde abril do ano passado, foram furtados mais de 15 mil metros de fios de cobre, que causaram mais de R$ 200 mil em prejuízos aos cofres municipais, conforme levantamento da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
Cerco fechado - Vale lembrar que desde o dia 9 de outubro a Prefeitura de Campo Grande aumentou o cerco contra a ação desses criminosos ao alterar o decreto que regulamenta a punição e intensifica ações sobre a proibição de aquisição, estocagem, comercialização, reciclagem, processamento e beneficiamento de materiais metálicos ferrosos sem comprovação.
Conforme o decreto, o estabelecimento que comercializar o produto sem a comprovação da procedência ou origem pode sofrer multa de R$ 10 mil, além da reclusão de 1 a 4 anos, cassação do alvará de atendimento do proprietário e sócio por 10 anos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.