Imunossuprimidos com mais de 60 anos recebem 3ª dose hoje
O atendimento começa à tarde, com horário estendido nos drive-thrus e polos
A aplicação de terceira dose de vacina contra covid-19 nesta sexta-feira em Campo Grande foi ampliada para quem tem 60 anos ou mais e apresenta alguma imunossupressão. Para quem não é imunossuprimido, o reforço continua a partir dos 75 anos, assim como a segunda dose de quem já recebeu a primeira.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), para segundas doses, estão sendo aplicadas as vacinas Comirnaty-Pfizer, Astrazeneca-Oxford-Fiocruz ou Coronavac-Sinovac-Butantan.
O atendimento começa à tarde, com horário estendido nos drive-thrus e polos. Para ser vacinado, o paciente imunossuprimido deverá apresentar, no ato da vacinação, o laudo médico que ateste a imunodeficiência, listadas ao final desta matéria.
Datas - conforme o calendário estabelecido pela Sesau, além da aplicação da terceira dose para os imunossuprimidos, a aplicação da dose de reforço segue para as pessoas com 75 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até o dia 05 de março.
Devem receber ainda a segunda dose, as pessoas vacinadas com Astrazeneca até o dia 06 de julho, com a Pfizer até o dia 09 de julho ou com a Coronavac até o dia 14 de agosto.
Confira quem é considerado imunossuprimido:
I – Imunodeficiência primária grave.
II – Quimioterapia para câncer.
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH)
em uso de drogas imunossupressoras.
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3.
V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente,
por ≥14 dias.
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune.
VII – Pacientes em hemodiálise.
VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas,
auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).