Mais da metade dos bebês foram vacinados contra covid na "xepinha"
Procura segue baixa com média de 10 bebês vacinados por dia
Dos estimados 32.161 mil bebês de seis meses a dois anos existentes em Campo Grande, apenas 79 tomaram vacina contra a covid-19 em sete dias da vacinação liberada. Destes, 24 estão no grupo prioritário, ou seja, têm alguma comorbidade, os outros 55 vacinadinhos só conseguiram receber a primeira dose da Pfizer Baby graças à xepa.
A Prefeitura acredita que haja na Capital pelo menos 1.600 bebês com alguma das comorbidades elencadas como elegíveis para a vacinação pelo Ministério da Saúde. Como a baixa procura era esperada, a chamada ‘xepinha’ foi aberta desde o primeiro início da campanha, no último dia 12.
As sobras são aplicadas em bebês cujo os responsáveis procuram as unidades de saúde no início do dia e deixam seus nomes e telefones. Caso haja sobra, o que muito provavelmente vai acontecer, a equipe entra em contato. Neste caso o bebê deve ser levado logo após a ligação.
Cada frasco da Pfizer Baby contém 10 doses e quando aberto deve ser utilizado em no máximo 12 horas. Então se alguma unidade é aberta no meio do expediente e não há procura o suficiente para utilizá-la por completo, o imunizante fica disponível para a xepa ao invés de ser descartado.
Passo a Passo – Aos responsáveis por bebês com comorbidade a instrução é realizar o cadastro no site da prefeitura (veja aqui) e anexar laudo que comprove a condição preexistente. Depois é só procurar unidade de saúde e vacinar.
Nesta semana o calendário segue normalmente. A vacinação dos bebês ocorre das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45 de segunda a sexta nas UBS (Unidades Básicas da Saúde) Dona Neta, 26 de Agosto, Caiçara e Silvia Regina, além das USF (Unidade Básica da Família) Moreninha, Paulo Coelho Machado, Noroeste, Aero Itália, Santa Emília e São Francisco.
Sábados e feriados a imunização fica restrita à UBS Dona Neta, 26 de Agosto, Caiçara e Silvia Regina. Também na USF Moreninhas. Das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço. A xepa funciona todos os dias.
Estão elegíveis para a vacinação as crianças que apresentam alguma das seguintes comorbidades:
- Diabetes miellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão Arterial Resistente;
- Hipertensão Arterial estágio 3;
- Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
- Insuficiência Cardíaca;
- Cor-pulmonare e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia Hipertensiva;
- Síndromes Coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardias e Pericadiopatias;
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias Congênitas;
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
- Doenças Neurológicas Crônicas;
- Doença renal crônica;
- Imunocomprometidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida;
- Síndrome de Down;
- Cirrose Hepática.