Moradores enfrentam longa fila para pagar habitação na Capital
Reclamação é de que não conseguem pagar, mesmo dentro do prazo da primeira parcela
Na manhã desta segunda-feira (10), último dia de pagamento da primeira parcela de loteamento da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) em Campo Grande, moradores formaram fila em prédio do órgão para efetuar o pagamento e reclamam de falta de organização.
Por volta das 11h30, quando a equipe de reportagem chegou no local, havia cerca de 30 pessoas do lado de fora, sob a luz do sol e sem distanciamento social, incluindo idosos e crianças acompanhadas.
O auxiliar de serviços gerais José França, de 59 anos, relata que a fila estava bem grande quando chegou, por volta das 8h. “Não consigo pagar pelo banco, tenho que esperar 24 horas para a emissão do boleto, que é emitido aqui, para conseguir pagar na lotérica. O vencimento para pagar termina hoje e se não pagar, não tem desconto.”
O vigilante Ataliba Trela, de 64 anos, mora na zona rural de Campo Grande e estava no local desde às 9h, para pagar o imposto dele e de outros vizinhos que não conseguem se deslocar até a cidade. Ele esperou na fila e quando chegou sua vez, descobriu que precisava pegar uma senha e teve de retornar ao final novamente.
Todo ano é a mesma espera, a mesma confusão para poder fazer o pagamento do boleto, e só consigo pagar aqui.”
Adeilton da Rocha, de 38 anos, que trabalha em um sítio, conta que emitiu boleto na sexta-feira (7) e, passadas as 24 horas solicitadas pela Amhasf, não conseguiu pagar no sábado (8). “Não tem como pagar pelo banco sem fazer o pagamento da primeira parcela, só quando você faz a primeira parcela, o banco libera do pagamento das demais parcelas, por meio do aplicativo.”
Segundo ele, foi dito que o primeiro pagamento tem de ser feito no órgão público, mas não houve aviso prévio. “O vencimento da primeira parcela é hoje e se não pagar hoje, perde o desconto. O negócio não é nem perder o desconto, mas eles fazem esperar, sendo que a pessoa quer pagar e tem o dinheiro para pagar."
A reportagem solicitou à Amhasf uma nota sobre as reclamações citadas, que respondeu, por meio de nota, que a situação já se encontra normalizada.
A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários esclarece que, devido ao grande fluxo de emissões de boletos próximos às datas de vencimento, ocorreu um atraso no envio das informações para o sistema informatizado. É recorrente a situação em que mutuários deixam para pagar as prestações no dia do vencimento, o que causou a aglomeração na manhã desta segunda-feira (10), entretanto, a situação já foi normalizada.
A Amhasf está providenciando tenda e mais cadeiras para este atendimento atípico ao longo da semana. Ressalta-se que os mutuários que não conseguiram pagar os boletos devido à falha sistêmica, não serão prejudicados e serão mantidos os descontos de juros e multas, conforme a situação contratual.
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(*) matéria editada às 16h17 para acréscimo de resposta da Amhasf.
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