Mudança de conversão gera reclamação e alívio para motoristas na Afonso Pena
Daqui para frente, o acesso para a Rui Barbosa deve ser feito pela Rua Pedro Celestino
No primeiro dia de mudança no acesso da Avenida Afonso Pena, sentido Centro/Shopping, para a Rui Barbosa, dois agentes da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) foram escalados para orientar os motoristas. A partir desta quarta-feira (27), motoristas estão proibidos de fazer a conversão à esquerda.
Com apitos, os agentes chamavam a atenção dos condutores que davam seta para entrar na Rui Barbosa e indicavam a placa de proibido virar à esquerda. Duas faixas orientando sobre a mudança foram afixadas na via antes de chegar no cruzamento.
Uma das motoristas que seguia pela Avenida Afonso Pena era Mariana Pinheiro, de 38 anos. Ela aprovou a mudança e acredita que o trânsito no cruzamento vai fluir melhor daqui para frente. “Eu acho que vai aliviar um pouco, porque aqui congestiona tudo”, destacou.
O condutor Suarez Benitez ia fazer a conversão à esquerda e foi alertado sobre a mudança pela equipe de reportagem. Ele não gostou da ideia. "Eu acho que eles tinham que abrir uma nova pista neste canteiro ao invés de proibir a gente de virar à esquerda. Esse novo retorno vai atrapalhar o meu trajeto. Por que agora eu tenho que ir aonde, na Padre João Crippa? Eu acho que só vai complicar mais."
O motorista aproveita para fazer uma crítica sobre o trânsito. “Não tem viaduto nesta cidade. Toda esquina tem semáforo, tem até rotatória com a sinalização semafórica, onde já se viu isso?”, perguntou.
Para a Alice Barbosa, de 21 anos, a mudança fará com que o trânsito flua melhor. “Por um lado é bom, porque o trânsito vai conseguir fluir, mas por outro lado é ruim, porque essa questão do congestionamento não é o dia todo, só é em alguns horários”, disse.
O diretor-presidente do órgão, Janine de Lima Bruno, explicou que a medida foi necessária para dar mais fluidez no trecho. “Ali é corredor de ônibus, tem muita conversão à esquerda e começou a trancar o cruzamento. Vai tendo aquelas lentidões, então, o objetivo é eliminar isso e permitir a fluidez”, explicou. Confira, abaixo, o trecho sugerido pela Agetran para conversão.
O mesmo esquema de proibir a conversão à esquerda para quem segue na Afonso Pena sentido Shopping já acontece, desde 2019, no cruzamento com a 14 de Julho.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.