Pfizer é liberada para bebês de 6 a 12 meses na Capital
Ampliação do público vai ocorrer de forma escalonada
Um dia depois de o Ministério da Saúde liberar vacina da Pfizer Baby para bebês de 6 meses a crianças de 4 anos sem restrição, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) seguiu parcialmente a recomendação e ampliou o público. Agora qualquer pequeno entre 6 e 12 meses pode ser imunizado, até então a aplicação ocorria apenas aos que tinham comorbidade.
A especificidade, com exigência de atestado, segue apenas aos que têm de 1 ano a 2 anos e 11 meses. De acordo com dados da pasta, até o fim da manhã desta quarta-feira (28) 90 crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses com comorbidade tomaram a primeira dose e outras 173 foram imunizadas na chamada xepa, ou seja, com o que sobrou dos imunizantes no fim do dia.
Das 90, apenas 25 voltaram para tomar a segunda dose, e das 173, somente 39. Vale lembrar que o reforço é dado 30 dias depois da primeira aplicação. Conforme a prefeitura, devido ao número reduzido de doses, a ampliação será escalonada. Pelo menos é que o diz a superintendente de Vigilância em Saúde da pasta, Veruska Lahdo.
“À medida que houver disponibilização de vacinas pelo Ministério da Saúde, nós poderemos ampliar o público”, complementa. Em Campo Grande tal faixa etária passou a ser vacinada em novembro deste ano. Com baixa procura, logo em seguida foi liberada a xepa.
Mais - A vacinação contra a covid-19 segue disponível em mais de 50 unidades básicas e de saúde da família de Campo Grande, clique aqui para conferir.
A aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) está liberada para todas as pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a terceira dose há pelo menos quatro meses e devem ser tomadas conforme indicação para cada imunizante e público.
Total - Conforme dados do 'vacinômetro', até o momento , 735,6 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose em Campo Grande, o que representa mais de 80% de toda a população. Destas, 703,8 mil tomaram a segunda dose ou dose única, 386,1 mil a terceira e 154,6 mil a quarta dose. Ao todo, foram 1,9 milhão de doses já aplicadas.