ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Pipa na fiação, "terror" de moradores e que já afetou luz de 68 mil consumidores

Leitor enviou imagens das crianças brincando no Ramez Tebet, e diz que situação é recorrente

Por Antonio Bispo e Clara Farias | 21/07/2024 16:16


O que parece ser uma brincadeira inofensiva tem se tornado um verdadeiro transtorno para moradores de diversas regiões de Campo Grande, que enfrentam quedas de energia por conta de pipas que encostam em redes de energia, causando problema para população.

Somente em 2024, foram registradas 54 ocorrências de queda de energia causadas por pipas, deixando 68.214 clientes em 74 municípios do Estado sem acesso à luz.

Na última quinta-feira (18), cerca de 7,2 mil unidades dos bairros Pioneiros e Morenão ficaram sem energia durante toda a noite e parte da madrugada de sexta-feira (19), após uma pipa ficar presa no fio de alta tensão, causando o apagão.

O Campo Grande News recebeu vídeos de um morador do bairro Ramez Tebet, que também viveu situação parecida na sexta-feira. De acordo com ele, crianças que brincava na rua acabaram deixando a pipa se enroscar no fio, derrubando a energia em toda região.

“Eles ficam no meio da rua atrapalhando os carros, gritando, subindo nos muros e tentando entrar nas casas para pegar a pipa. Um vizinho foi falar com eles a respeito da luz e o cara xingou ele, falando que não conhecia com quem estava falando”, disse.

Para além das ameaças, o motorista de aplicativo relatou o perigo das crianças correrem em meios aos carros e acabarem sendo atropeladas. A reportagem flagrou a brincadeira durante a tarde de domingo, no meio da rua no bairro.

O Campo Grande News questionou a Polícia Militar quanto à fiscalização nas ruas para tentar coibir acidentes que possam resultar em vítimas, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.

Criança com pipa na mão andando no meio da rua do bairro Ramez Tebet (Foto: Paulo Francis)
Criança com pipa na mão andando no meio da rua do bairro Ramez Tebet (Foto: Paulo Francis)

Combinação perigosa – Recentemente, a Energisa, concessionária de energia que atua em Mato Grosso do Sul, destacou que em julho, período em que muitas crianças estão de férias, é comum aproveitar o momento para se divertir e soltar pipas.

Entretanto, é ressaltado o alerta para que a brincadeira não seja realizada próxima às redes elétricas ou residências, tornando isso uma combinação um tanto quanto perigosa.

“Uma pipa enroscada na rede pode causar o rompimento de um cabo da rede de distribuição, devido ao poder cortante da linha chilena ou cerol, utilizados indevidamente, gerando interrupção no fornecimento de energia, podendo afetar um bairro inteiro, ou até mesmo uma cidade. Vale ressaltar que o cabo rompido ao solo pode estar energizado e causar um acidente com choque elétrico”, alerta o coordenador de Construção e Manutenção da Energisa MS, João Ricardo Costa Nascimento.

Somente em 2024, já foram 68.214 clientes em 74 municípios do Estado sem acesso à luz. Em 2023, no mesmo período, pouco mais de 48 mil acabaram afetados.

Restos de pipa enroscado em fio de telecomunicação (Foto: Paulo Francis)
Restos de pipa enroscado em fio de telecomunicação (Foto: Paulo Francis)

Dicas de segurança - Para evitar riscos e garantir uma diversão segura, a Energisa recomenda as seguintes precauções:

  • Empine pipas longe da rede elétrica: Escolha locais onde não haja cabos de energia, serviços telefônicos ou antenas de celular.
  • Busque espaços abertos: Prefira praças, parques e campos de futebol.
  • Evite canteiros centrais: Não solte pipas em ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar com fluxo de veículos.
  • Não use cerol ou linha chilena: Essas substâncias são proibidas por lei e extremamente perigosas.
  • Não utilize papel alumínio na confecção das pipas.
  • Desista da pipa enroscada: Se a pipa ficar presa nos fios, não tente recuperá-la com as mãos, bambus ou qualquer outro objeto.
  • Evite soltar pipas em dias de chuva, especialmente com relâmpagos.
  • Cuidado com ciclistas e motociclistas: As linhas podem ser invisíveis para eles, causando graves acidentes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias