ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Prefeitura desmente adoção de "lockdown" após período eleitoral

Estabilidade nos casos de covid-19 é um dos motivos para o não fechamento

Marcos Rivany | 14/11/2020 10:55
Prefeitura desmente adoção de "lockdown" após período eleitoral
Prefeitura descarta fechamento de comércios e serviços na Capital. (Foto: Henrique Kawaminami / Arquivo)

Publicações estão circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagem afirmando que assim que acabar o período eleitoral, o poder público vai voltar a fechar comércios e outros serviços ou, até mesmo, estabelecer o conhecido “lockdown”. O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, desmente a informação.

Segundo informações da prefeitura, publicadas neste sábado (14), as postagens são classificadas como “fake news” e que o motivo para que isso não ocorra é a estabilidade dos casos de covid-19.

O secretário de saúde explicou que hoje o município está mais preparado e que os números mostram que “não há a necessidade de novas restrições”. Ainda de acordo com o executivo municipal, não há como prever um novo aumento de casos.

Mesmo descartando a possibilidade de um fechamento ao fim das eleições e tranquilidade em relação à estabilidade de casos, a prefeitura pede apoio da população para não se desleixar com as medidas de segurança. “Através das medidas e estratégias já estabelecidas é possível agir mais rapidamente para impedir um contágio maior”, complementa o secretário de saúde.

A Prefeitura de Campo Grande também abordou algumas medidas adotadas durante a pandemia, como forma de justificar o não fechamento de comércios e serviços após as eleições. Leitos foram ampliados e profissionais contratados.

Logo de início também foi adotado o monitoramento em tempo real de casos positivo, entre outras medidas.

Números - De acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) nesta sexta-feira (13), 95% dos casos registrados em Campo Grande até ontem são considerados curados. A taxa de ocupação de leitos é menor, se comparado ao início da pandemia.

“Atualmente há 255 leitos de UTI contratualizados pelo município em hospitais públicos e privados”, destacou o município.

Nos siga no Google Notícias