Preparados, estudantes esperam ir bem na 2ª fase de provas do Enem
Portões para o abriram às 11h e encerramento será às 17h30
Preparados, estudantes esperam se sair bem nesta segunda fase do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024. A prova é aplicada neste domingo (10) em todo o Brasil e em Campo Grande é feita em diversas unidades, uma delas a Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, na Rua Palmacia, Bairro Moreninhas, onde os portões também abriram às 11h e fecharam Às 12h (horário de MS).
Ao Campo Grande News, a estudante Maria Eduarda Silva, 18 anos, contou que já faz cursinho e está se sentindo bastante segura par a prova, mas sabe que é muito difícil conseguir 100% dos acertos.
“Ninguém nunca gabaritou a prova inteira. É norma errar, mas a gente está aqui para tentar. Para fazer o certo. Quero cursar Medicina. Prefiro mais a área de humanas, mas me preparei para a prova de Matemática o ano inteiro. Uma coisa ou outra a gente esquece. Mas estou me sentindo confiante”, afirmou a jovem.
Assim como ela, a adolescente Barbara Araújo de Medeiros, 17 anos, se preparou para a prova e, apesar da ansiedade espera bons resultados do exame. À reportagem, ela relatou que fez cursinho durante todo o ano e prefere as matérias da área de exatas, mas para o Enem se sente melhor em humanas.
“As provas são mais complicadas. Estou muito ansiosa. São cinco horas a gente fica bem nervosa. Eu fiz cursinho, estudei em casa. Quero fazer criminologia. Aqui no Estado só em faculdade particular com a nota do Enem pretendo conseguir uma bolsa, por isso quero garantir um bom resultado”, disse Barbara.
Aos 16 anos, Gabriely Souza está apenas treinando para 2025. Hoje a expectativa da adolescente que já se prepara para o exame há algum tempo é conseguir resolver as questões que envolvam os cálculos com tranquilidade e sem se "atrapalhar".
"Quero resolver tudo bem antes das cinco horas da tarde e ir embora com tranquilidade. Pretendo cursar História", declarou Gabriely.
Já Joelma de Cássia Ortiz, 43 anos, foi fazer a prova para testar seus conhecimentos e também sua resistência para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). “Sempre faço para testar meus conhecimentos. E também para ter uma base de horas. Quando for fazer a prova da OAB que é longa quero ter resistência. Na primeira vez eu fiz a prova em duas horas é isso que quero quando for fazer a da ordem”, contou a mulher.
No local não foram registrados atrasos de inscritos neste domingo. Hoje são aplicadas 90 questões divididas entre matemática e suas tecnologias, e ciências da natureza e suas tecnologias, incluindo física, química e biologia. Os gabaritos oficiais e os cadernos de questões do Enem 2024 serão disponibilizados no portal do Inep até 20 de novembro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.