Programas para moradia vão atender duas mil famílias em Campo Grande
Ações incluem regularização fundiária, construção e auxílio para financiamento de imóvel
A Agehab (Agência de Habitação Popular de MS) deverá beneficiar mais de 2 mil famílias, até o fim do ano, em Campo Grande. A cidade completou 124 anos no sábado (dia 26). As ações incluem regularização fundiária, construção e auxílio para financiamento de imóvel. Os projetos são: “Regularização Fundiária Urbana", "Substituição de Moradia Precária", "Produção Habitacional", e, mais recentemente, o "Bônus Moradia".
“Em Campo Grande realizamos a regularização fundiária de mais de 600 títulos somente em 2023. Lançamos o Projeto Bônus Moradia que auxilia com um subsídio na entrada, com recursos do Estado, que varia conforme a renda familiar na aquisição da casa própria financiada. A previsão inicial do projeto é atender mais de 700 famílias na Capital”, afirma a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez.
Em 2023, já foram entregues 663 títulos de regularização fundiária, contemplando os bairros Aero Rancho, Tarsila do Amaral, Portal Caiobá, MoreninhasBuriti, José Abrão, Parati, Recanto dos Rouxinóis, Estrela do Sul e Jardim das Hortênsias.
Outros 118 títulos já estão prontos e mais 1.066 estão em andamento, todos serão concedidos até o final de 2023.
Por meio do projeto Substituição de Moradia Precária, a Agehab busca proporcionar aos moradores da Cidade de Deus moradias em melhores condições. Das 150 unidades contratadas, 107 foram entregues em 2022 e, este ano, serão as demais 43.
O projeto Produção Habitacional vai entregar até o final deste ano 43 unidades habitacionais na Aldeia Água Bonita.
Lançado em junho deste ano, o projeto Bônus Moradia concede subsídio de até R$ 25 mil - na entrada - para facilitar a aquisição da casa própria financiada. Em Campo Grande, a previsão inicial é atender 770 famílias.
No “Minha Casa, Minha Vida”, a agência está com projetos de 510 unidades habitacionais em parceria com o governo federal e o município, em fase de análise na Caixa, para contratar este ano. O Estado irá aportar a contrapartida necessária para completar o valor do investimento. Estas unidades serão destinadas para famílias do grupo 1, com renda de até R$ 2.640.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.