Réu por matar rapaz com 4 tiros em frente de casa é condenado a 13 anos
Pai da vítima acredita que crime foi por briga anterior e testemunha afirmou ser disputa por tráfico de drogas
Ryan Victório Alencar Silva, 22 anos, foi condenado a 13 anos de prisão pelo assassinato de Ronald Felipe Cavalheiro Cardoso. O rapaz foi vítima de atentado no dia 26 de junho de 2022 e acabou morrendo após 11 dias internado na Santa Casa da Capital. Ele foi atingido por quatro dos 13 tiros efetuados por “Amarelinho”, que passou por julgamento na 2ª Vara do Tribunal do Júri nesta quarta-feira (19).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Ryan Victório Alencar Silva, conhecido como Amarelinho, foi condenado a 13 anos de prisão pelo assassinato de Ronald Felipe Cavalheiro Cardoso, ocorrido em junho de 2022. O crime aconteceu após uma briga entre a vítima e um comparsa de Ryan. Durante o julgamento, Ryan negou a autoria, alegando ter sido coagido a confessar. O juiz também determinou indenização de R$ 10 mil à família da vítima. O caso envolveu disputa por tráfico de drogas e foi julgado na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande.
Em depoimento ao juiz Aluizio Pereira dos Santos, o pai da vítima disse acreditar que o crime foi motivado por uma briga no dia anterior. Segundo Ronaldo Siqueira Cardoso, o filho teria jogado uma pedra no vidro de Diego Felype Pereira de Jesus, conhecido como “Gordinho” e Ryan acabou “tomando as dores”.
Diego foi apontado como o piloto da motocicleta que levou Ryan até a frente da casa da vítima no dia do crime. Ele foi considerado inimputável na época e arrolado como testemunha. Na versão do rapaz, a morte de Ronald foi motivada por disputa pelo tráfico de drogas na região das Moreninhas.
O defensor público Rodrigo Antonio Stochiero Silva sustentou as teses de negativa de autoria, inexistência de provas, afastamento das qualificadoras e menor participação. Ainda pleiteou a atenuante da confissão parcial. O Conselho de Sentença, por maioria de votos, decidiu condená-lo por homicídio qualificado por recurso que dificultou a defesa da vítima.
Com isso, o magistrado o sentenciou a 13 anos e quatro meses de prisão em regime fechado, devendo o rapaz permanecer preso até que, eventualmente, consiga a progressão no Juízo de Execução penal. O juiz também fixou a indenização por dano moral no valor de R$ 10 mil aos familiares da vítima.
Confissão sob pressão – Durante seu depoimento no plenário, Ryan Victório negou ter matado Ronald. No dia dos fatos, o réu contou que estava na casa de sua ex-sogra, no Bairro Pioneiros, e afirmou não saber quem é o autor do crime.
“Não posso te dizer quem matou porque eu não sei. Eu só confessei porque fui coagido na delegacia, apanhei dos policiais para poder gravar o vídeo e citar o nome das pessoas. No meu primeiro depoimento, eu tinha advogado e fiquei em silêncio. Um mês depois, me buscaram onde eu estava preso e me fizeram gravar o outro vídeo, mas só tinha policiais na sala”.
Entenda o caso - Ronald Felipe morreu na Santa Casa de Campo Grande após 11 dias internado. Ele foi alvo de atentado com 13 tiros, no dia 26 de junho de 2022, na Vila Moreninha III, sendo ferido por quatro deles.
A Santa Casa informou que a vítima passou por cirurgia para reconstrução da veia cava com veia safena. Apresentou uma broncoaspiração, evoluindo para uma parada cardiorrespiratória. O óbito foi constatado às 15h17.
O crime ocorreu por volta de 1h20 da madrugada do dia 26. Uma dupla de motocicleta passou em frente à casa do rapaz, na Rua Mururé, e disparou 13 vezes, atingindo-o com três tiros na região lombar e um em uma das pernas. Ele foi socorrido para o CRS (Centro Regional de Saúde) Moreninha e depois levado para a Santa Casa.
Testemunhas informaram que os autores são conhecidos como "Ryan" e "Amarelinho". O crime teria sido motivado por um desentendimento entre a dupla e a vítima dois dias antes do crime.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.