Sábado terá retomada de aplicação da Coronavac
Também podem tomar a segunda dose da Astrazeneca quem tomou a primeira até o dia 5 de abril
Campo Grande retoma neste sábado a aplicação da segunda dose da Coronavac para quem recebeu a primeira até o dia 19 de abril. Calendário da prefeitura informa que esse público pode procurar quatro locais: os drive thrus do Parque Ayrton Senna e da Cassems e ainda a Seleta e a sede do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência).
Também podem tomar a segunda dose de vacina, mas desta vez da Astrazeneca, quem tomou a primeira até o dia 5 de abril. Para esses e ainda para quem vai receber a primeira dose – pessoas com 52 anos ou mais, caminhoneiros e trabalhadores de indústrias e da construção civil – a aplicação ocorre também nos postos de saúde.
A retomada da Coronavac foi possível devido novo remanejamento – o terceiro – efetuado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) enviando duas mil doses a Campo Grande.
A primeira foi de 4.090 que foram remanejadas das que seriam aplicadas em indígenas que, segundo a SES, se recusaram a tomar a vacina. Na segunda e nesta, as doses foram retiradas de cidades que contaram de forma equivocada a população a ser alcançada com a segunda dose e aceitaram troca pela Astrazeneca dos farscos que serão entregues.
A orientação do Ministério da Saúde é que a população deve tomar a segunda dose da vacina covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado, para se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a COVID-19.
Mato Grosso do Sul vacinou até o momento 1.246.024 pessoas, sendo 873.102 com a primeira dose e 372.922 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 31,08% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 13.27% foram imunizados com a segunda dose.