Simulação prevê que todos municípios de MS recebam vacina até a tarde de terça
Profissionais passaram por três simulações nesta manhã para distribuir doses aos municípios
Os 78 municípios do interior do Mato Grosso do Sul devem estar com as doses da vacina contra o coronavírus até o final da tarde de amanhã (19). Prevista para chegar ainda hoje na Capital, por volta das 15h, as 158 mil doses serão levadas às cidades do interior por 26 viaturas. A aplicação deve ocorrer na quarta-feira.
Nesta manhã (18), cerca de 70 profissionais entre equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e CEV (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica) participaram de três simulações de como funcionará a distribuição das doses, desde a retirada da vacina do freezer até a colocada dela na viatura.
A cada cinco minutos uma viatura partirá com as doses para cada município.
Conforme a coordenadora da Ceve (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica), Ana Paula Goldfinger, as doses sairão rumo ao interior a partir das 7h de terça-feira, enquanto isso, elas ficarão acondicionadas na sede da Ceve no Parque dos Poderes.
Ainda segundo Ana Paula, o armazenamento foi um desafio porém conseguiram estruturar um local na sede para as doses. O temor era receber imunizante que exigiriam equipamentos mais complexos para preservação. As chinesas ficarão em um freezer com temperaturas de 2°C a 8°C graus.
Cada município definirá como será realizada a vacinação, mas a recomendação da Ceve é que o profissional de saúde vá até o grupo prioritário, seja no asilo ou nas aldeias, por exemplo.
As doses da vacina contra a covid-19 são suficientes para imunizar 79.380 pessoas. De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Estado vai receber 158.760 doses, sendo duas para cada pessoa. Deste total, por exemplo, 34% serão destinados aos profissionais de saúde.
Só na Capital, o grupo prioritário é composto de 163 mil pessoas. O prefeito Marquinhos Trad negociava a compra de 347.817 doses da CoronaVac ao Instituto Buntantan.
No Estado, o grupo considerado prioritário é composto por 890,5 mil pessoas no Estado.
Hoje, a Secretária de Saúde, em cerimônia simbólica, no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, vai vacinar um profissional de saúde da linha de frente do Hospital Regional, um idoso institucionalizado no Asilo São João Bosco e um indígena.