Só 6 escolas particulares entregaram termo para volta às aulas na segunda
Na Capital são 52 escolas particulares que oferecem ensino médio, sendo oito exclusivas e 44 com ensino fundamental também
A três dias do retorno das aulas presenciais do ensino médio nas escolas particulares de Campo Grande, apenas seis unidades educacionais protocolaram os termos de comprometimento para reabertura na segunda-feira (19). O número representa 3% das 52 escolas da Capital.
Ao todo a Capital tem oito escolas exclusivas para ensino médio e 44 que vão do ensino fundamental ao médio. A reunião para decisão do retorno aconteceu no dia 1º de outubro e conforme a presidente do Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul) Maria da Glória Paim Barcellos, todas as escolas já teriam elaborado o plano para retomada.
O retorno foi oficializado na quarta-feira (14) com a publicação do decreto municipal no Diário Oficial de Campo Grande. No documento ficou estabelecido que as mesmas regras determinadas para a Educação Infantil deviam ser respeitadas para a retomada do Ensino Médio.
Algumas escolas já imaginavam que o retorno seria norteado pelas mesmas regras da Educação Infantil e começaram a se preparar, como foi o caso do Colégio Harmonia unidade na Rua Goiás.
De acordo com Tiago Martins, diretor do Ensino Médio da unidade foi uma aposta da escola se preparar conforme o decreto da educação infantil por isso conseguiram se adequar com antecedência.
"Nos imaginávamos que o decreto sairia conforme a educação infantil. Então fomos nos adequando para o retorno. Quando o decreto saiu já estávamos preparados", disse.
O colégio está preparado para a volta de 60% dos alunos, para isso as salas foram adaptadas e tem capacidade para 15 alunos cada com o distanciamento. Na escola também foram colocadas placas com informações sobre o vírus e uma sala de isolamento foi montada para onde o aluno será levado caso apresente sintomas até que os pais sejam comunicados.
Na tarde e hoje, os funcionários passam por um treinamento com uma enfermeira especialista sobre higienização, distanciamento e as formas de propagação do vírus. Além de receberem as orientações sobre a entrada que deve ser por escalonamento.
A lista com as escolas que devem voltar nesta segunda-feira não foi divulgada pela Sesau (Secretaria Municipal de Educação), mas conforme apurado pelo Campo Grande News, entre as escolas que voltam na segunda estão o Colégio Harmonia, Colégio Status, Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura), Escola Paulo Freire e Colégio Maria Montessori.
Já o Colégio Salesiano Dom Bosco, o Alexander Fleming e a escola Classe A informaram que devem retornar no dia 26 de outubro.
Regras - Para o retorno do Ensino Médio portanto, os responsáveis pelas escolas devem assinar um termo de compromisso com a prefeitura de Campo Grande e, depois de reabrirem devem respeitar lotação máxima de 30% da capacidade do estabelecimento.
O uso de máscara é obrigatório e as normas de higienização com uso de álcool gel e limpeza das salas devem ser cumpridas. Brincos, pulseiras e outros adereços devem ser evitados.
Mesas e carteiras devem manter distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os alunos, inclusive, viradas para a mesma direção. Os horários de entrada e saída dos alunos devem ser escalonados, "de modo a evitar aglomerações nas áreas de acesso às instituições".
Na entrada, precisa ser feita a aferição de temperatura de alunos e funcionários, com termômetro infravermelho e caso apresentem temperatura igual ou superior a 37,8ºC e/ ou outros sintomas relacionados à covid-19 não devem ser admitidas na instituição de ensino.
O texto completo pode ser visto na edição do Diogrande publicada em setembro, que também vale para o Ensino Médio. Clique aqui.
* Colaborou Paula Maciulevicius Brasil.