Com orçamento de R$ 555 milhões, projetos do Dnit em MS estão travados
Órgão federal prevê também R$ 4 bilhões para todo o País. No Estado, há imprevistos com TCU e empreiteira
O orçamento do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito) para este ano prevê investimento de R$ 555 milhões em Mato Grosso do Sul. No entanto, a maioria dos editais com obras onde seria utilizado o dinheiro está travado.
Além do montante do orçamento, há previsão de mais investimentos no Estado. É dinheiro do projeto BR Legal, que vai destinar R$ 4 bilhões para melhoria de sinalização e defensas metálicas em todo o País.
O dinheiro é para ser utilizado até o fim deste ano em manutenção de rodovia. No entanto, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o Dnit não esclareceu quanto já foi utilizado.
Pelo menos oito editais para obras nas vias estão parados. Alguns porque o TCU (Tribunal de Contas da União) exige que a pedreira a ser contratada tem que ser a mais próxima possível do local a ser executado o trabalho e outros porque quem ganhou a concorrência foi a CGR Engenharia – que está em processo de falência – e outros a Delta Construtora. O Dnit tem 15 dias para chamar as empresas que ficaram em segundo lugar no certame público.
No Estado, são cerca de 22 quilômetros em manutenção, na BR-262, região do Pantanal.
BR Legal - De acordo com o diretor geral do Dnit, general Jorge Fraxe, o projeto vai destinar R$ 4 bilhões em cinco anos para sinalização e instalação de defensas em todo o País. Ele explica que há duas semanas foi realizada audiência pública sobre a utilização do dinheiro e agora será feito pregão eletrônico. “Cumprimos a primeira parte que foi a audiência pública e agora vamos divulgar o pregão”, disse.
Para definir os trechos que receberão os dispositivos, rodovias do País inteiro foram filmadas e engenheiros de todas as superintendências consultados. “Nós levantamos a necessidade de placas de sinalização, de placas indicativas de distâncias de cidades, de placas de advertência e também a parte de defensas metálicas para montar o projeto BR Legal”, fala Jorge Fraxe.
Segundo Jorge Fraxe, o programa nacional é de “segurança integrada para oferecer ao cidadão vias bem sinalizadas”.