Com intérpretes, ação para ajudar imigrante a conseguir emprego é na sexta-feira
Estrangeiros que buscam emprego poderão fazer entrevistas com empresas
Com intérpretes de francês e espanhol o "Dia D dos Imigrantes e Refugiados" será nesta sexta-feira (16), na Fundação do Trabalho do Estado de Mato Grosso do Sul e na Praça do Rádio, na Avenida Afonso Pena. Haverá atendimento exclusivo aos estrangeiros que buscam emprego. Representantes de várias empresas que estão com vagas farão entrevistas.
Na Funtrab, o atendimento será das 8h às 11h e das 13h às 17h. A fundação fica na Rua Treze de Maio, 2773, no Centro.
Na Praça do Rádio, a Funsat Itinerante atenderá das 8h às 16h. Haverá serviços de orientação e emissão de documentos, como CPF (Cadastro de Pessoa Física) e carteira de trabalho; obtenção do seguro-desemprego; atendimento às pessoas com deficiência; além da possibilidade de inscrição em um banco de currículos.
Esta ação é voltada a todos os cidadãos, não somente a imigrantes e refugiados.Os trabalhadores, inclusive os estrangeiros, poderão fazer a regularização dos documentos necessários para conseguirem um emprego.
Os trabalhadores deverão levar o maior número de documentos pessoais que facilitem a identificação. Em 2021, 1,5 mil trabalhadores foram encaminhados ao mercado de trabalho, segundo a Funtrab. Desses, 1.141 são da Venezuela, 183 vieram do Haiti (183) e 167 do Paraguai.