ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Ação itinerante da Justiça Federal leva atendimento a ribeirinhos e indígenas

Servidores vão a Porto Murtinho e às aldeias Tomázia e Alves de Barros, em Bonito

Por Aline dos Santos | 03/11/2024 16:22
Moradores da aldeia Tomázia, a 130 km da área urbana de Bonito. (Foto: Divulgação/TRF)
Moradores da aldeia Tomázia, a 130 km da área urbana de Bonito. (Foto: Divulgação/TRF)

O Juizado Especial Federal Itinerante leva atendimento, a partir de amanhã (dia 4), a comunidades em Porto Murtinho e às aldeias Tomázia e Alves de Barros, no município de Bonito. A ação termina na sexta-feira (dia 8).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Juizado Especial Federal Itinerante está levando serviços da Justiça Federal a comunidades carentes em Porto Murtinho e nas aldeias Tomázia e Alves de Barros, no município de Bonito, entre os dias 4 e 8 de novembro. A ação visa atender moradores que residem em áreas de difícil acesso, oferecendo serviços como aposentadorias, auxílio-doença e pensão por morte, além de informações sobre direito de família. Para ser atendido, os moradores devem apresentar documentos de identificação, comprovante de residência e provas do direito alegado.

A iniciativa leva serviços da Justiça Federal a comunidades carentes, residentes longe dos centros urbanos e em locais de difícil acesso como ribeirinhos, trabalhadores rurais e moradores de aldeias indígenas.

Magistrados, servidores e estudantes irão trabalhar na coleta e inserção de dados cadastrais, consultas e requerimentos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), atermações (propor ação sem advogado), perícias e audiências.

Dentre os serviços oferecidos estão: aposentadorias urbana e rural, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, benefício assistencial, seguro defeso e pensão por morte.

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPGE-MS) prestará serviços e informações sobre direito de família, como pensão alimentícia.

Para ser atendido, é importante apresentar documento de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento, óbito, carteira de trabalho, carteira de pescador), comprovante de residência (contratos, notas fiscais, contas de água, luz), documentos ou provas do direito alegado (atestados, laudos, exames) e testemunhas.

Serviço  

Juizado Especial Federal Itinerante Porto Murtinho   

Local: Escola Municipal Cláudio de Oliveira

Data: 4 a 8 de novembro

Horário:  8h às 16h

Local: Aldeia Tomázia    

Data: 4 de novembro

Horário: 8h às 16h

 Local: Aldeia Alves de Barros  

Data: 5 de novembro

Horário: 8h às 16h

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias