ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Além de degradação, família dona de fazenda de novela respondeu por sonegação

Denúncia apontava uso de empresas satélites, compostas por laranjas e dirigidas por testas de ferro

Por Aline dos Santos | 19/01/2024 12:10
Lago na Fazenda Annalu, onde foi gravada a novela Terra e Paixão.  (Foto: Instagram/Reprodução)
Lago na Fazenda Annalu, onde foi gravada a novela Terra e Paixão.  (Foto: Instagram/Reprodução)

Dona de patrimônio que inclui 50 mil hectares de terra em Mato Grosso do Sul, com destaque para a fazenda onde foi gravada a novela “Terra e Paixão” (Rede Globo), a família Rocha frequentou o noticiário policial em 2006, quando veio à tona o caso de sonegação fiscal Campina Verde.

Esse era o antigo nome da corporação, rebatizada de Grupo Valor. Os laços de família foram mencionados em matéria do site De Olho nos Ruralista. O proprietário da fazenda Annalu, que fica em Deodápolis e serve de cenário para a novela, é filho de Aurélio Rocha, condenado em 2019 pela fraude.

Em março daquele ano, o Campo Grande News divulgou que o Aurélio foi  condenado a 6 anos e 9 meses de prisão, em regime semiaberto, na ação que apurou fraudes superiores a R$ 79 milhões envolvendo a Região Sul Agrícola, uma das empresas envolvidas no Caso Campina Verde

A sentença do juiz da 3ª Vara Federal de Campo Grande, Bruno Teixeira, absolveu Nilton Fernando Rocha, irmão de Aurélio.

Inicialmente, a denúncia apontou que a família Rocha fez uso de empresas fantasmas (ou satélites), compostas por laranjas e dirigidas por testas de ferro, no intuito de maquiar as transações de vendas de grãos.

De acordo com o advogado João Arnar Ribeiro, não há condenação contra o empresário porque a decisão foi suspensa por recurso.  "Enquanto há recurso, não há condenação. Eventuais sentenças de primeiro instância estão suspensas por conta do recurso. Então, não existe condenação. O princípio constitucional da inocência presumida garante que ninguém seja considerado culpado até sentença definitiva transitado em julgado".

A defesa informa que Aurélio e os irmãos foram absolvidos na ação principal e os processos acessórios estão sendo discutidos nos tribunais.

A fazenda onde foi gravada a novela acumula lista de violações ambientais, como desmatamento, armazenamento e despejo ilegal de agrotóxicos, desvio de curso d’água para a piscicultura e a criação de animais sem licença ambiental.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias