Campanha vacinou 20 mil cães e gatos contra a raiva na fronteira com a Bolívia
Ação foi realizada de 11 de junho a 13 de julho; ação agora será focada em proprietários de imóveis que estavam fechados durante visitas de militares e agentes de saúde
Realizada entre 11 de junho e 13 de julho, a campanha de vacinação antirrábica na área urbana de Corumbá –a 419 km de Campo Grande– imunizou cerca de 20 mil animais na cidade, sendo 19,6 mil cães e 3,3 mil gatos. A ação visitou residências a fim de verificar a saúde dos animais e aplicar a medicação preventiva.
A campanha foi realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Vigilância e Saúde e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), com o apoio de 20 militares do Exército capacitados previamente a respeito da conduta nas residências, manipulação e conservação de vacinas e perfil dos animais a serem imunizados, bem como sobre o inquérito canino em alguns bairros.
A mesma capacitação havia sido direcionada aos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde –que destinou 20 profissionais para a ação.
O CCZ informou que a recuperação de imóveis que estavam fechados durante o período da vacinação será realizada nos plantões e por meio de livre demanda dos proprietários que levarem os animais para receberem a imunização de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na sede do centro –à rua João Bernardino Alves Couto, no Guanã II.
No fim do segundo semestre, os agentes retomarão a vacinação antirrábica visitando todos os domicílios da cidade.