Cinco suspeitos de sequestro são presos em operação na fronteira
Prisões ocorreram na zona rural de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã
Operação deflagrada no início da manhã desta quarta-feira (19) pela Polícia Nacional do Paraguai prendeu cinco suspeitos de sequestro na fronteira com Mato Grosso do Sul (veja as imagens acima). Os presos foram localizados durante buscas simultâneas na zona rural de Pedro Juan Caballero, cidade separada por uma rua de Ponta Porã (MS).
As prisões ocorreram durante a segunda fase da Operação San Patrício, coordenada pelo Departamento Antissequestro da polícia e pelo Ministério Público. Os suspeitos estavam escondidos em imóveis na Colônia Mafucci, a menos de 10 km do centro de Pedro Juan.
Conforme o comissário Nimio Cardozo, chefe do Departamento Antissequestro, os presos são Lidio Alvarenga, Julio López, Jorgelino Aquino, Manuel Domínguez e Cláudio Aguirre Díaz.
O grupo foi preso como parte das investigações do sequestro do produtor rural sul-mato-grossense Irineu Bello, do filho dele Diulio Orestes Bello, e do funcionário paraguaio Potasio Barrios Portillo.
Eles foram sequestros no dia 1º de dezembro na propriedade de Irineu Bello, na Colônia Maffuci. Os bandidos gravaram vídeo dos três ajoelhados no chão com os olhos vendados e com as mãos amarradas, para convencer a família a pagar o resgate de 150 mil dólares.
Depois, a quadrilha concordou em reduzir o valor para 40 mil dólares. O resgate foi pago e os três foram libertados horas após o sequestro.
Segundo a polícia paraguaia, as prisões feitas hoje completam o desmonte da estrutura criminosa liderada por Hugo Cezar Lazarte Arguello, 31, o “Tuka’i”, morto a tiros em confronto com policiais no dia 24 de março. Outros quatro membros da quadrilha também foram abatidos nos últimos meses.
Acusado de participação no assassinato de três policiais, Hugo era sequestrador e atuava como pistoleiro do traficante internacional Jorge Teófilo Samudio, o "Samura". Ele estava foragido do Presídio de Tacumbú desde novembro do ano passado.