Comissão da Verdade vem a MS pela terceira vez para ouvir índios Terena
A cidade de Aquidauana, a 135 km de Campo Grande, sediará a 3ª Sessão da Comissão Nacional da Verdade (CNV), no próximo dia 17, que irá ouvir índios Terena, a segunda maior etnia de Mato Grosso do Sul. O evento acontece na Aldeia Bananal, das 7h30 às 17h30.
Na ocasião, os indígenas irão falar sobre a violência sofrida durante a ocupação de Mato Grosso do Sul por colonos, como assassinatos, expulsão de territórios tradicionais e confinamento em pequenas reservas.
O objetivo é apurar violações de direitos humanos cometidas contra os povos indígenas do Estado no período de 1946 a 1988, ou violações relacionadas à luta pela terra.
A psicanalista Maria Rita Kehl, que também é membro da CNV e já percorreu vários Estados para ouvir indígenas, participa do evento. Os procuradores da República Emerson Kalif Siqueira e Marco Antonio Delfino de Almeida, além de indígenas terena de várias aldeias, também estarão presentes. O professor Neimar Machado, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), coordena o evento.
A partir da coleta de depoimentos oficiais, feita pela Comissão Nacional da Verdade, futuras ações de indenização coletiva poderão ser subsidiadas em favor das comunidades indígenas ou outras ações compensatórias.