Dez empresas concentraram mais da metade dos atendimentos de Procon em 2017
Ranking de atendimentos aponta que houve 2.510 acionamentos do órgão ao longo do ano passado, sendo que 1.324 envolveram empresas das áreas de telefonia e telecomunicações e concessionárias de serviços públicos
O Procon (Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) de Corumbá –a 419 km de Campo Grande– realizou ao longo de 2017 exatos 2.510 atendimentos, dois quais pouco mais da metade envolveram reclamações contra empresas. Conforme dados divulgados pela instituição, os serviços de telefonia lideraram as queixas dos corumbaenses no ano passado, sendo seguido por serviços públicos delegados (como água e energia), bancos, TV por assinatura e uma loja de roupas.
Esse grupo totalizou 1.324 queixas ao longo do ano passado. As operadoras de telefonia Oi, Telefônica (Vivo) e Claro aparecem, nessa ordem, nas três primeiras posições do ranking. Energisa e Enersul figuram logo na sequência no ranking –que pode ser conferido neste link.
Via assessoria, o Procon corumbaense informou que o Ranking de Fornecedores no Atendimento/Reclamações abrange acionamentos ao órgão entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.
“É lei, os Procons anualmente têm de divulgar o ranking das empresas que mais receberam reclamações. Estabelece divulgar reclamações fundamentadas, que são aquelas em houve abertura de Carta de Informações Preliminares, não resolveu, foi para audiência e depois para sentença. Divulgamos o ranking das empresas que mais receberam reclamações em 2017 dentro do Procon de Corumbá”, explicou o diretor-executivo do órgão, Alexandre Vasconcellos.
A lista ajuda o consumidor a avaliar o serviço prestado, explicou Vasconcellos. “Nenhuma empresa quer constar nesse ranking”. O Procon de Corumbá funciona das 07h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, na rua Sete de Setembro, 222, no Centro de Corumbá. O telefone é o (67) 3907-5431.