Em mês de conscientização, 13 cães são abandonados em fazenda
A PMA ainda explica que esta é a segunda ocorrência de abandono somente neste mês, em Rio Negro
Treze cães, entre eles, nove filhotes, foram abandonados no mangueiro de uma fazenda na área rural de Rio Negro, a 153 km de Campo Grande. O resgate dos animais foi realizado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) na última segunda-feira (9). Este é o segundo caso de abandono registrado na região em dezembro, mês dedicado à conscientização sobre o abandono e maus-tratos de animais.
O resgate ocorreu após o proprietário da fazenda perceber a presença dos cães e acionar a PMA. O capataz da propriedade informou que os animais haviam sido abandonados há algum tempo e que ele vinha fornecendo comida e água para eles. O grupo consistia em quatro cadelas adultas e nove filhotes.
A polícia realizou diligências para identificar o responsável pelo abandono, mas, até o momento, não há suspeitos. Os animais foram recolhidos e encaminhados ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), onde estão recebendo os cuidados necessários.
Dezembro Verde - A PMA reforça que dezembro é o mês dedicado à conscientização contra o abandono e os maus-tratos de animais. Diversas campanhas estão sendo realizadas no Brasil em razão do Dia Internacional dos Direitos dos Animais, celebrado em 10 de dezembro. A escolha deste mês se deve ao aumento de casos de abandono registrados nesta época do ano.
Crime - A Lei Federal 14.064/2020 endureceu as penas para crimes de maus-tratos a cães e gatos, prevendo até cinco anos de prisão, multa e perda da guarda do animal para os condenados.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.