Escolas ainda enfrentam falta de professor 12 dias após início das aulas
As aulas começaram há 12 dias em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, mas por falta de professores muitos alunos estão sendo dispensados no intervalo. Em algumas escolas, há turmas que estão totalmente sem aula em determinados dias da semana, como ocorreu hoje (26) na Escola Joaquim Murtinho, no centro.
Os alunos na faixa foram levados pelos pais, mas voltaram para casa porque não ainda não há professor para todas as disciplinas. A mesma situação ocorreu nesta manhã na Escola Lóide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, onde as crianças foram dispensadas por volta de 9h.
Escolas procuradas pelo Campo Grande News em vários outros bairros informaram que o problema ocorre desde o início do ano letivo e só nas próximas semanas deve ser resolvido com a contratação dos professores. Dourados tem pelo menos 27 mil alunos em 45 escolas e 37 centros de educação infantil.
Impasse - A falta de professores na Rede Municipal de Ensino de Dourados já era esperada, já que ainda em 2017 a prefeitura teve, por determinação da Justiça, de demitir 300 contratados e convocar aprovados em concurso público. O caso é objeto de uma ação na Justiça e chegou a ser alvo de operação do Gaeco, no início deste mês.
Como leva tempo para a convocação, apresentação de documentos e posse definitiva dos concursados, a Justiça autorizou a contratação temporária, dos próprios convocados do concurso, para garantir o início do ano letivo. Entretanto, esses novos professores ainda não assumiram as turmas, já que entregaram a documentação na semana passada.
Sobre a dispensa dos alunos no intervalo, a prefeitura informou através da assessoria de imprensa que as escolas que estão dispensando os alunos deixam de cumprir decisão judicial. Enquanto muitas dispensam os estudantes, segundo a prefeitura, outros diretores mantêm os alunos na escola, com atividades recreativas.