ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Incêndio atinge área rural de São Gabriel do Oeste e se aproxima de rodovia

Fogo iniciou na manhã de ontem e continua sendo combatido neste domingo (1º) pelo Corpo de Bombeiros

Por Mylena Fraiha | 01/09/2024 13:45

Desde a manhã de ontem (31), um incêndio de grandes proporções tem devastado a vegetação de uma área rural do município de São Gabriel do Oeste, localizado a 137 km da Capital, Campo Grande. O fogo, que atinge fazendas na região, continua sendo combatido neste domingo (1º) por produtores rurais e pelo Corpo de Bombeiros.

Imagens encaminhadas à reportagem mostram que as chamas já alcançaram as margens da rodovia MS-430, entre São Gabriel do Oeste e Rio Negro. Segundo testemunhas, produtores rurais e o Corpo de Bombeiros seguem na tentativa de controlar o fogo, mas enfrentam dificuldades devido a dimensão dos focos.

Um morador da região, que não quis se identificar, relata que as chamas se intensificaram rapidamente, o que torna necessária a utilização de uma aeronave para o combate aéreo. "O que dá pra fazer, os proprietários estão fazendo, mas o fogo está no mato, na reserva, e as máquinas não conseguem entrar. O fogo tomou proporções gigantescas. Vários focos de incêndio, proprietários já acionaram aviões particulares para apagar, porém os custos são extremamente altos", explica.

A gerente operacional da fazenda Estância Água Viva e também moradora da área atingida, Pâmela Rohr, confirma que alguns aviões particulares já foram mobilizados para jogar água sobre as chamas, mas o incêndio continua fora de controle.

Combate - Ao Campo Grande News, o 3º SGBM (Subgrupamento de Bombeiros Militar) do 9º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) informou que uma equipe segue no local. Em resposta enviada em nota, o Corpo de Bombeiros explica que ontem uma equipe se deslocou por volta das 11 horas da manhã. "A guarnição controlou o avanço das chamas na MS 430, contiveram o fogo e fizeram a proteção da área".

Entretanto, hoje surgiu um novo foco a 2 km do local em que a equipe do CBMMS já havia atuado. No local, a equipe cercou a área com ajuda de maquinários, e confinaram o fogo em local de serra.

No momento, o Corpo de Bombeiros segue monitorando a área com drone e verifica a possibilidade de adentrar o local, pois se trata de terreno muito acidentado, com a possibilidade de colocar em risco a integridade dos militares.

"Nesse caso em particular, o empenho de aeronave é ineficiente devido às condições da vegetação do local. Se trata de uma queima rasteira, e a copa das árvores não permite que a água alijada transpasse e chegue até o fogo", explica o órgão em nota.

Temporada de incêndios - Durante o mês de agosto, foram registrados 4.411 focos de incêndio no Pantanal brasileiro, um aumento expressivo em relação aos 115 focos contabilizados no mesmo período do ano passado — um número 38 vezes maior.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a expectativa é de que os incêndios se intensifiquem em setembro, considerado o período mais crítico.

“Todas as condições meteorológicas favorecem a ocorrência de incêndios florestais. O perigo de fogo para os próximos dias está entre muito alto e extremo, e essas condições dificultam o combate, inclusive por meios aéreos, devido à alta velocidade de propagação dos incêndios”, alerta Valesca Fernandes, meteorologista e coordenadora do Cemtec.

[**] Matéria editada às 15h39 do dia 1 de setembro de 2024 para acréscimo de informações. 

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias