ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Incêndio na região da Serra do Amolar é controlado

Focos de incêndio ainda são detectados no lado boliviano e, por isso, monitoramento permanece na região

Silvia Frias | 08/11/2022 10:48
Imagens do ponto de incêndio na região da Serra do Amolar, no Pantanal. (Foto/Divulgação)
Imagens do ponto de incêndio na região da Serra do Amolar, no Pantanal. (Foto/Divulgação)

Incêndio florestal na região da Serra da Amolar foi controlado por equipes do Corpo de Bombeiros, IHP (Instituto Homem Pantaneiro) e brigadistas. As chamas ainda estão fora de controle no lado boliviano e o trabalho e monitoramento irá continuar na área do Pantanal sul-mato-grossense.

Combate às chamas durante a tarde de ontem. (Foto/Corpo de Bombeiros)
Combate às chamas durante a tarde de ontem. (Foto/Corpo de Bombeiros)

O incêndio foi registrado no dia 6 em área de difícil acesso na bacia do Alto Paraguai, a 250 quilômetros de Corumbá. Inicialmente, o trabalho foi realizado por equipe do IHP e militares do Exército e, no dia seguinte, Corpo de Bombeiros foi ao local para auxiliar nos trabalhos.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, sobrevoo foi realizado na área afetada, que também fica perto da reserva indígena Guató, onde moram 47 famílias. Ontem, aeronave Air Tractor lançou 6,2 mil litros de água, dividido em duas etapas.

A equipe de solo, composta por 10 bombeiros militares, realizou reconhecimento da área iniciando o combate às chamas, que se estendeu até a madrugada desta terça-feira, com o uso de sopradores, mochilas costais com água e abafadores.


O fogo, segundo os bombeiros, teve “considerável retração”, conforme os sistemas de georreferenciamento. A equipe de solo está, neste momento, realizando o monitoramento, combate e rescaldo do incêndio na vegetação, ao mesmo tempo que a aeronave realiza o sobrevoo, devidamente abastecida com água para lançamento nas áreas que ainda necessitem de intervenção.

O monitoramento continua na área, com sobreaviso de equipes do Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis). O coordenador do PrevFogo, Márcio Yule, disse que o trabalho é necessário por conta da direção do vento, que pode alterar o cenário. Segundo ele, há previsão de chuva na quinta-feira.

Bombeiros combatem incêndio no Pantanal, a 250 quilômetros de Corumbá. (Foto: Corpo de Bombeiros)
Bombeiros combatem incêndio no Pantanal, a 250 quilômetros de Corumbá. (Foto: Corpo de Bombeiros)


Nos siga no Google Notícias