Por terra e ar, começa combate ao fogo no Pantanal
Incêndio permanece em grande escala e além de militares no solo, há ainda o uso de aeronaves que jogam água
Dez homens do Corpo de Bombeiros já fazem o combate de incêndio de grandes proporções na Serra do Amolar, segundo informações do IHP (Instituto Homem Pantaneiro).
Equipe de resgate de fauna também foi enviado, porque a região tem alta prevalência de primatas (macacos). O trabalho é desenvolvido pelo Gretap/MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal).
De acordo com o presidente do IHP, Ângelo Rabelo, o fogo permanece em grande escala e além do combate por terra, há ainda o uso de aeronaves que jogam água, o que foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros em Corumbá, que já usa o air tractor no local e para amanhã, prevê aumento de efetivo, com reforço de mais 12 militares e uma embarcação.
O foco foi localizado ontem e as equipes, com apoio do Exército, tentaram fazer primeira tentativa de combate às chamas, sem sucesso, por conta do difícil acesso.
“Hoje, a gente continua monitorando desde cedo, aguardo mais equipes: bombeiros militares e mais brigadistas para traçar estratégia e ir até o foco e extinguir”, comentou o gestor das áreas do IHP, Geovani Tonolli.