ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Maior cidade do interior, Dourados celebra 89 anos de emancipação

Outros dois municípios, Caarapó e Nova Andradina, completam 66 anos nesta sexta-feira

Por Murilo Medeiros | 20/12/2024 06:49
Maior cidade do interior, Dourados celebra 89 anos de emancipação
Monumento ao Colono, patrimônio histórico e cultural de Dourados (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Três cidades do interior de Mato Grosso do Sul completam aniversário nesta sexta-feira (20). Dourados celebra 89 anos, enquanto Caarapó e Nova Andradina completam 66 anos de emancipação político-administrativa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Dourados, Caarapó e Nova Andradina, cidades de Mato Grosso do Sul, comemoram seus aniversários em 20 de dezembro. Dourados, a segunda maior cidade do estado, celebra 89 anos de emancipação, relembrando sua colonização impulsionada pela erva-mate e pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, além da influência da Colônia Agrícola Nacional de Dourados. Caarapó, cujo nome significa "terra da erva-mate", completa 66 anos, tendo seu desenvolvimento ligado à extração da erva-mate. Nova Andradina, fundada pelo pecuarista Antônio Joaquim de Moura Andrade, também comemora 66 anos de emancipação, destacando-se como um polo regional.

Segunda maior do Estado, atrás apenas de Campo Grande, Dourados tem população estimada de 260.640 pessoas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O território é de 4.770,685 quilômetros quadrados, com PIB per capita de 55,2 mil reais, ainda conforme o instituto.

Primeiramente habitada por indígenas guarani-kaiowá, a colonização da cidade, que fica distante 251 quilômetros da Capital, tomou força no fim do século 19. À época, famílias do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo migraram em busca de novas terras. A exploração da erva-mate, aliada à cultura pastoril e à construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, entre 1904 a 1914, foram atrativos para este fluxo migratório.

A Cand (Colônia Agrícola Nacional de Dourados), fundada em 1943 com uma área de 50 mil hectares, também foi um importante meio de atração de migrantes brasileiros e estrangeiros para a região. Entre os estrangeiros, os japoneses foram os principais e se dedicavam principalmente ao cultivo de café.

O Monumento ao Colono, tombado como patrimônio histórico e cultural do município, pretende homenagear os colonos da Cand. A estátua fica no trevo da Av. Marcelino Pires com a R. Wilson Dias Pinho, na saída para Campo Grande.

Dourados é considerada a capital não oficial da Colônia, que foi um projeto de reforma agrária do Governo Getúlio Vargas. Assim, a cidade transformou-se em um polo regional na prestação de serviços, principalmente de saúde, educação e comércio.

Em 15 de junho de 1914, foi criado o distrito de Dourados, subordinado ao município de Ponta Porã. Há 89 anos, em 20 de dezembro de 1935, o território foi elevado à categoria de município.

Caarapó - Município a 274 quilômetros de Campo Grande, Caarapó tem 32.406 habitantes, de acordo com o IBGE, num território de 2.115,730 quilômetros quadrados. A cidade completa 66 anos hoje.

Maior cidade do interior, Dourados celebra 89 anos de emancipação
Letreiro na entrada de cidade de Caarapó (Foto: reprodução/rede social)

O nome do município tem origem tupi-guarani e relação com um fator importante para o desenvolvimento da região, “Caa” significa “erva-mate” e “Rapó”, “raiz de erva-mate”. De acordo com o IBGE, em síntese, o topônimo quer dizer “terra da erva-mate”.

A região onde hoje está o município começou a ser povoada por funcionários da Cia. Mate Laranjeira, que se dedicava à extração da erva-mate nativa. O primeiro núcleo de povoação foi construído pela empresa, para tropeiros do norte do Estado e ervateiros do Paraguai.

Em 1948, o povoado transformou-se em distrito, pela Lei Estadual nº 188, subordinado ao município de Dourados. A emancipação político administrativa veio em 1958, pela Lei Estadual 1.190.

Nova Andradina - Chamada de Cidade Sorriso ou Capital do Vale do Ivinhema, a cidade fica na Região Sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 298 quilômetros de Campo Grande. Nova Andradina possui 50.610 mil habitantes, de acordo com o IBGE.

A cidade foi fundada pelo pecuarista paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade, mesmo colonizador de Andradina (SP). O nome dos municípios é uma homenagem ao Moura Andrade. Nova Andradina foi transformada em município, com território desmembrado de Bataguassu, em 20 de dezembro de 1958, data celebrada hoje.

As comemorações do aniversário serão com show da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius hoje, às 22h, no Centro de Eventos “José Antônio Zanchetta”. Quem abre a festa é a cantora Nayara Nantes, às 20h30.

Maior cidade do interior, Dourados celebra 89 anos de emancipação
Vista aérea do município de Nova Andradina (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias