ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Nível do Rio Miranda sobe e desabriga 30 famílias ribeirinhas

Rio ultrapassou a marca de 9 metros acima do nível e invadiu as propriedades por volta de 1 hora

Viviane Oliveira | 27/02/2023 10:02
Com apoio de patrola, ribeirinho faz a mudança para ponto seguro (Foto: divulgação)
Com apoio de patrola, ribeirinho faz a mudança para ponto seguro (Foto: divulgação)

Cerca de 30 famílias ribeirinhas, que vivem às margens do rio, na região do Loteamento do Noé e no Distrito Águas do Miranda, em Bonito, distante 257 quilômetros de Campo Grande, foram atingidas pela enchente durante a madrugada desta segunda-feira (27). O rio ultrapassou a marca de 9 metros acima do nível e invadiu as propriedades por volta de 1 hora. Algumas famílias não conseguiram recolher animais e veículos.

Conforme a representante do distrito, Sonia Percigili, a enchente já era esperada pelos moradores, em razão da chuva torrencial da última sexta-feira (24) na área urbana da cidade e por isso o nível do rio estava sendo monitorado constantemente. Porém, o que surpreendeu foi o fato de a água subir de repente durante a madrugada. Veja, abaixo, o vídeo.

“Eles não esperavam esse volume de água e foram pegos de surpresa de madrugada. A situação é grave, muitos não tiveram tempo nem de tirar o carro do local e ficaram ilhados. Nós aqui do distrito estamos prestando apoio às famílias, ajudando na remoção e, ao mesmo tempo, atendendo as famílias do distrito que estão em local de risco, porque essa água não vai demorar a chegar aqui”, explicou ao site Bonito Mais Notícias.

Segundo Sônia, 20 famílias do distrito também já foram retiradas de suas casas e realocadas em locais seguros. Equipes da Secretaria de Obras e Assistência Social do município já estão no local, ajudando na remoção das famílias e prestando apoio com água potável, sacos de lixo, sacolões e lonas para retirada dos pertences dos moradores. “As famílias desabrigadas foram para escolas e acampamentos".

Sônia ajudando na remoção de uma família ribeirinha (Foto: divulgação) 
Sônia ajudando na remoção de uma família ribeirinha (Foto: divulgação)

Pontos turísticos - Após a chuva intensa da última sexta-feira (24), os atrativos turísticos no Rio Mimoso, Formoso e o Balneário Municipal continuam fechados fechados para limpeza e manutenção nesta segunda-feira (27).

Conforme a secretária de Turismo, Ana Cristina Trevelin, o município não teve registro de chuvas no sábado e domingo. O tempo se manteve nublado com garoas rápidas. As águas já baixaram nos rios e estão correndo dentro de seus leitos, mas ainda com volume acima do normal e com rapidez.

Água invadiu casas na madrugada desta segunda-feira (Foto: divulgação)
Água invadiu casas na madrugada desta segunda-feira (Foto: divulgação)

Estradas  - Reparos emergenciais estão sendo feitos nas rodovias MS-178, sentido Bodoquena, e na MS-382, rumo à Gruta do Lago Azul. Nos dois trechos a enxurrada causou danos na pista, abrindo duas crateras. Na MS-178 a Secretaria de Obras fez o aterro, porém por ser no asfalto o trecho continua parcialmente interditado. A Agesul informou que até amanhã (28) deve fazer o reparo adequado. Segundo a prefeitura, na MS-382 as equipes corrigiram a erosão e liberaram a pista.

Nos siga no Google Notícias