ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Vídeo: após chuvas intensas, trilha fica submersa em Bonito

Local ficou fechado para visitações por questões de segurança, mas imagens impressionaram

Guilherme Correia | 26/02/2023 21:41

Deck na nascente do Rio Sucuri, em Bonito, município distante 297 quilômetros de Campo Grande, ficou submerso após chuvas registradas nos últimos dias. Imagens feitas pela empresa Peres Produtora mostram a “trilha submersa” que se formou após chuvas intensas de sexta-feira (24).

“Mesmo com o volume de chuvas intenso as águas do Rio Sucuri continuam cristalinas, porém a operação não continua devido a segurança e logística”, publicou o perfil nas redes sociais.

Em janeiro de 2021, o fenômeno se repetiu no deck do Vulcão no Recanto Ecológico Rio da Prata em Jardim, cidade a 233 quilômetros da Capital. O local fica dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), uma unidade de conservação.

À época, foi justificado que a água só se mantém cristalina devido à preservação das suas matas ciliares. Quando essas vegetações são mantidas, há menos erosão nas margens e por isso menor carreamento e deposição de sedimentos nas águas. Por esse motivo, mesmo com as chuvas fortes e enchentes a água do rio permanece cristalina.

O local paradisíaco chama atenção principalmente de turistas, que vem de longe só para presenciar o fenômeno, porém para flagrar um momento desse é preciso ter sorte. Basta a chuva ir embora para que, em algumas horas, o nível da água volte ao normal.

A mesma cena se repetiu em fevereiro de 2010, 2017 e 2018, além de março de 2019. Apesar da bonita cena formada, especialistas apontam para o aumento de eventos com extremos climáticos em diversos locais, o que incluiria épocas de seca intensa e chuvas além do esperado.

Conforme noticiado anteriormente pelo Campo Grande News, o setor do turismo bonitense - que é responsável por metade do PIB (Produto Interno Bruto) da região -, teme por esses efeitos, provocados por diversos fatores, como a expansão imobiliária em Bonito, agropecuária predatória e falta de fiscalização.

Nos siga no Google Notícias